Aconteceu na última quinta-feira, 14, o 1° Fórum de Educação para a Sustentabilidade, na Secretaria de Meio Ambiente de Extrema. A capacitação envolve as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo e é voltada para os orientadores pedagógicos da rede de ensino municipal. O Fórum marca o início do projeto de Educação Ambiental. Os processos e ações de Educação Ambiental acontecem desde 1997, passando por adaptações durante estes 22 anos.
Em 2019, o projeto vem com uma proposta inovadora, trazendo a abordagem da Educação para a Sustentabilidade, com o tema “Educar para a Vida”, embasada nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. O projeto visa desenvolver conceitos e práticas voltadas ao pertencimento, alteridade, autocrítica e conhecimentos aplicados às problemáticas ambientais locais.
Neste ano, há ainda um momento de reflexão e estudo, um olhar para redescobrir e usar os “óculos da sustentabilidade”, que vem tanto do processo de adequação do currículo atual à nova Base Nacional Comum Curricular, quanto do esforço do Município de Extrema em aprovar uma base legal para as ações por meio da Política Municipal de Educação para a Sustentabilidade.
Em decorrência deste trabalho a proposta é melhorar e diversificar as atividades a serem propostas aos participantes do projeto. Os orientadores, a partir desta capacitação, atuam como agentes multiplicadores em suas escolas, adequando as propostas à comunidade escolar, às suas particularidades e de cada uma dos atores escolares envolvidos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema