Entre os dias 12 e 17 de Julho acontece a 12º Extrema Mostra Teatro, idealizado e produzido por Rita Miranda, Produção Geral de Ana Alice Leme, Apoio Produção SP de Danilo Francesco e Produção Local de Sissy Líria, Deivid Santanna, Roberto Hyppolito, o evento terá ingressos por apenas R$ 2,00 e a renda será destinada a sustentabilidade das atividades do Ponto de Cultura Arte Em Movimento.
Os ingressos serão limitados em 4 por pessoa e podem ser retirados na Casa da Cultura, no dia do espetáculo das 13h30 às 17h, e no Cine Teatro, em caso de sobras de ingressos, estes serão vendidos uma hora antes dos espetáculos. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Extrema, Gerência de Cultura e Compace.
Para mais informações: (35) 9962-7546, pelo site www.movimentooficinacultural.org e Casa da Cultura: (35) 3435-6066.
Programação:
12/07 – Domingo
Praça Presidente Vargas – 17h30
Espetáculo: A Condessa e o Bandoleiro
Barracão Cultural
Direção: Fernando Escrich
Elenco: Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel
Duração: 60 min.
Livre.
Vencedor do 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem Categoria Melhor Espetáculo Jovem e indicação como Melhor Atriz.
Sinopse:
Uma condessa decide sair da vida tediosa da riqueza e atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de sua ama e de um barão. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.
13/07 – SEGUNDA
Cine Teatro – 20h30
Espetáculo: Muro de Arrimo
Direção: Alexandre Borges
Elenco: Fioravante Almeida
Trilha sonora: Otto
Duração: 50 min.
Classificação etária indicada: 12 anos.
Um dos textos mais consagrados do autor Carlos Queiroz Telles, “Muro de Arrimo”, ganha uma nova montagem. Muro de Arrimo recebeu em seu lançamento em 1975 os prêmios Molière e Anchieta de melhor autor, contou com montagens históricas no Brasil e em 20 países além de ser traduzido para 12 idiomas.
Na versão atual o espetáculo Um dos grandes destaques da peça é a narração do jogo feita pelo locutor Cléber Machado, assim como a trilha sonora assinada pelo cantor Otto, o cenário de andaimes imitando uma construção e ao fundo as projeções da cidade de São Paulo.
Escolhido pelos leitores da Folha de São Paulo a melhor estreia teatral de 2014 e ganhou à prêmios “Aplauso Brasil”, nas seguintes categorias: Direção: Alexandre Borges, Atuação: Fioravante Almeida, Trilha: Otto, Iluminação: Guilherme Bonfanti e Melhor espetáculo de produção independente.
Sinopse:
A trama baseada numa notícia de jornal revive a copa do mundo no Brasil, por meio do personagem, o pedreiro Lucas. Ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor (Cléber Machado) falar sobre o pré-jogo da semifinal da Copa do Mundo (o fatídico jogo entre Brasil e Alemanha 7 x 1).
14/07 – TERÇA
Cine Teatro – 20h30
Espetáculo: Chica Boa
Direção: Fernando Neves
Elenco: Eliana Bolanho, Flávio Pires, Guto Togniazzolo, Juliana Gontijo, Luciana Viacava, Nereu Afonso, Vera Abbud.
Duração: 90 min.
Classificação etária indicada: 12 anos.
Projeto do Riso ao Choro – Núcleo de palhaços. Contemplado com Edital de Ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo, em 2014.
Sinopse:
A rabugenta Dona Engrácia controla a vida de seu marido e filhos com rédeas curtas. O dia a dia de sua casa é abalado com a chegada de Chica Boa, jovem moderna e que com seu jeito despojado e passado misterioso, faz o clã rever alguns de seus costumes. O espetáculo de Paulo Magalhães, dirigido por Fernando Neves (do grupo Os Fofos Encenam) mescla elementos de Circo teatro.
15/07 – QUARTA
Cine Teatro – 20h30
Espetáculo: A famosa Invasão dos Ursos na Sicília
Cia. Delas de Teatro
Direção: Carla Candiotto
Elenco: Cecília Magalhães, Fernanda castello Branco, Lilian Damasceno, Paula Weinfeld, Thaís Medeiros
Duração: 50 min.
Livre.
Prêmio APCA de Melhor Elenco de Espetáculo Infantil.
Prêmio São Paulo de Incentivo ao teatro Infantil e Jovem: Melhor Figurino, e melhor cenário. Indicações nas categorias, melhor iluminação e melhor espetáculo.
Sinopse:
A famosa invasão dos ursos na Sicília” narra as aventuras de um grupo de ursos liderados pelo Rei Leôncio, que decidem deixar seu refúgio protegido nas montanhas em direção à cidade para buscar Tônio, o filho do rei, que foi capturado por caçadores nas antigas montanhas da Sicília.
Uma jornada repleta de desafios, reviravoltas, fantasia, que trata de buscas, encontros, batalhas, perdas e transformações. Uma história sobre a coragem autêntica, sobre a amizade e a generosidade.
16/07 – QUINTA
Cine Teatro – 20h30
Espetáculo: Bruxas da Escócia
Cia. Vagalum Tum Tum
Direção: Angelo Brandini
Elenco: Anderson Spada, Christiane Galvan, Erickson Almeida, Layla Ruiz, Tereza Gontijo, Val Pires
Duração: 60 min.
Livre.
Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado
Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor atriz Coadjuvante (Christiane Galvan).
Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças.
Adaptação para o teatro infantil do clássico “Macbeth” de Shakespeare.
Sinopse:
Utilizando-se da linguagem do palhaço, o espetáculo conta a saga de Macbeth, um valente general do exército escocês que vira o melhor amigo do rei. Apesar do tema denso e das tragédias do texto original, “Bruxas da Escócia” é contada de uma maneira engraçada, com músicas em clima de opereta e até mesmo truques de mágica. Livremente inspirado em Macbeth, de William Shakespeare (1554-1616), Bruxas da Escócia conta a história de um nobre e valoroso escocês que, após vencer uma importante batalha, é surpreendido por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro, sendo a mais surpreendente de todas, a de que ele em breve será rei.
17/07 – SEXTA
Cine Teatro – 20h30
Espetáculo: Comunicação à uma Academia
Texto: Franz Kafka
Direção e Tradução: Roberto Alvim
Elenco: Juliana Galdino e Vinicius Tardelli
Produção e Realização: CLUB NOIR
Duração: 60 min.
Classificação etária indicada: 16 anos.
Indicado ao Prêmio SHELL de Melhor Atriz para Juliana Galdino. Excursionou pelo Brasil com patrocínio do Programa Petrobrás-BR de Circulação de Espetáculos.
Sinopse:
Diante de uma Academia não especificada (representação de todas as instituições dedicadas ao conhecimento humano), um macaco (interpretado por Juliana Galdino) se apresenta, visando fazer uma estranha comunicação: o relato de como se tornou humano. Separado por uma linha divisória dos excelentíssimos senhores acadêmicos, e vigiados constantemente por um discreto – mas atento – guarda armado, ele fala. E ao falar, revela o processo de transformação gradual – e incontornável – através do qual se tornou o que não era. Uma metáfora terrível de toda forma de condicionamento, colonialismo, adestramento e aculturação, o texto de Franz Kafka suscita a reflexão a respeito de questões urgentes e incontornáveis em nossa época globalizada.