Policiais Militares foram preparados para atuar em eventos de grande porte e manifestações.
A 17ª Região de Polícia Militar formou a segunda turma do Curso de Operações de Controle de Distúrbios-Módulo Copa. O treinamento teve por objetivo habilitar e capacitar militares para as missões específicas de unidade de choque, como controle de distúrbios e policiamento em eventos. A solenidade de formatura foi realizada na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar em Pouso Alegre na última sexta feira, 21 de março.
Ao todo, 33 dos 40 policiais militares voluntários que se inscreveram para as aulas se formaram. Segundo o Batalhão de Missões Especiais, essa foi a turma com o menor numero de baixas de todo estado em cursos desse padrão. Os alunos pertencem às 6ª, 17ª e 18ª Regiões de Polícia Militar que passarão uma semana por um treinamento intensivo, com professores policiais do Batalhão de Polícia de Eventos de Belo Horizonte.
Motivação
A realização da Copa do Mundo no Brasil é o principal motivador do Curso de Operações de Controle de Distúrbio, já que os eventos em torno da Copa vão exigir esforços da Polícia Militar em todas as regiões do estado.
A 17ª Região de Polícia Militar também conta agora com uma nova aliada no combate ao crime: a 17ª Cia de Missões Especiais. Uma Cia de Missões Especiais prevê dentro de sua estrutura um pelotão de choque, que atua diretamente no controle de distúrbios, daí a necessidade de capacitar a tropa para fazer frente a eventos em que haja essa necessidade.
O curso
Com duração de 66 horas, o curso passou através de teoria e prática, noções históricas de Operações de Choque, Técnica, Tática e Legislação Aplicadas às Operações de Controle de Distúrbios, Defesa Pessoal, Treinamento Físico de Choque e Policiamento de Eventos.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª RPM