No período de 18 a 25 de setembro, é comemorado a Semana Nacional do Trânsito, que tem como finalidade a reflexão e ações de conscientização e educação dos usuários das diversas vias de trânsito no país. Em 2016 o tema da campanha, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro!”.
A 17ª Região de Polícia Militar realizou, através de suas frações de policia militar, durante toda semana, blitz educativas com distribuição de folhetos, adesivos, “Dicas PM”, carreata e palestras, que possibilitou realizar ações preventivas, focadas à todos integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). O objetivo principal da Semana do Trânsito foi de informar, orientar, educar e conscientizar a sociedade de que poderemos ter um trânsito mais seguro e eficiente, desde que cada um faça a sua parte.
Foram realizadas diversas atividades educativas nas escolas da região, com palestras sobre o tema da campanha, instruindo as crianças sobre a importância de respeitar as leis do trânsito. Os alunos ainda conheceram de perto o trabalho do policial que atua no trânsito e as principais medidas de prevenção a acidentes de trânsito, seja envolvendo veículos ou pedestres. Em algumas escolas os alunos se divertiram com a instrução do uso do Etilômetro, puderam simular aferições com o equipamento e entender a sua importância na fiscalização de trânsito urbano e rodoviário.
Foram ainda executadas ações e operações em vias públicas, em suas diversas modalidades, com os motoristas de carro, motociclistas, ciclistas e pedestre. Policiais e alunos do ensino fundamental entregaram panfletos aos motoristas com orientações e dicas da PM, o objetivo dessa ação é o contato entre a criança e o motorista, proporcionando a vivência real do trânsito, com o reforço do conteúdo didático que é ensinado em sala de aula.
Além disso, através das realizações de operações da Polícia Militar e somado a palestras realizadas nas escolas, o 17ª RPM pretendeu convocar toda sociedade a refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.
Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença! Lembre disso!!
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª RPM