Após a realização das pré-conferências ocorridas no último final de semana, no dia 04 de julho a população poderá participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura
Nos dias 03 e 04 de junho aconteceu as pré-conferências para elaboração de ideias e sugestões para a composição do Sistema Municipal de Cultura. As Pré-Conferências foram realizadas por meio da Gerência de Cultura do município, com o apoio da Comissão de Cultura.
A primeira Pré-Conferência aconteceu na sexta-feira, dia 3 de junho, das 19h às 21h na Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, contou com a participação do gerente de cultura Pablo Farina, e representantes das diversas áreas relacionadas a cultura. A segunda reunião aconteceu no dia 4 de junho das 10h às 12h na Escola Municipal Professor João Orsi de Morais e no mesmo dia a terceira Pré-Conferência foi realizada das 15h às 17h na Escola Municipal Oswaldo de Oliveira.
De acordo com o gerente de cultura Pablo Farina, o Plano Municipal de Cultura segue o modelo do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.
O plano vem sendo elaborado a mais de um ano chegou a essa fase com ideias vindas de todos os tentáculos da cultura, como música, teatro, dança, audiovisuais, arte e outras expressões artísticas.
Conforme informado por Rita Miranda, que faz parte da comissão e é representante da sociedade civil, as Pré-Conferências de Cultura, serviram para dar continuidade aos debates sobre o Sistema Municipal de Cultura e elaboração de ideias e sugestões para o Plano Municipal de Cultura. A criação do Plano Municipal de Cultura tem como finalidade planejar projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam a diversidade cultural existente no nosso município. O Plano é feito contando um período de dez anos para a sua realização. O principal objetivo das pré-conferências é introduzir o debate garantindo a participação de forma descentralizada junto aos cidadãos, artistas, produtores e agentes culturais de diversas linguagens e manifestações Culturais. Os encontros foram abertos e o convite extensivo a todos.
Para os representantes desta comissão o saldo dos encontros foram bastante produtivos. A Comissão de Cultura foi eleita e nomeada pelo Prefeito, Dr Luiz Carlos Bergamin. Fazem parte da Comissão de Cultura: Bella Guima, Amanda Bortoletto, Camila Alcovér, Elen Zingari, Eduardo Sabion, Gabriel Pagliuso, Marcelo Spomberg e Rita Miranda. Tendo como o representante da Gerência de Cultura João Batista Gomes. A Comissão pode recolher sugestões dos participantes para que o Plano Municipal de Cultura possa atender ao maior número de pessoas possível. As reuniões contaram também com o apoio técnico da assessoria cultural, formada pelo consultor Tino Sampaio e Rosana Domingues contratados pela prefeitura para este fim.
Quem não participou das pré-conferências e deseja dar ideias, sugestões e opiniões para fazer parte do debate na 1ª Conferência de Cultura, tem até o dia 20 de junho para enviar e-mail com suas sugestões. E-mail: cultura@extrema.mg.gov.br
De acordo com o gerente de Cultura é de suma importância a participação de todos, pois é um plano de sistematização da cultura a âmbito nacional. Os dados de cada município estará cadastrado no sistema federal e assim trará benefícios para quem estiver integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
A 1ª Conferência de Cultura acontecerá no dia 04 de julho no CLRE. A conferência começará a partir das 19h, porém ficará disponível a partir das 14h o cadastramento aos interessados em fazer uso da palavra durante o evento.
Segundo Rita Miranda, as propostas recolhidas nas Pré-Conferências serão levadas para esta conferência, para a construção de um documento final em formato de projeto de lei. Este projeto de lei construído com a participação de todos será encaminhado para ser aprovado pela Câmara Municipal. Com a aprovação dos vereadores na Câmara Municipal O Plano se torna lei e poderá ser executado. “Assim a sociedade civil passa a consolidar a sua participação de forma democrática marcando presença nas Conferências de Cultura, afinal a Cultura somos todos nós; Avante!”
Pablo Farina finaliza agradecendo a todos os envolvidos neste projeto, a comissão de cultura, sistematizadora de todo esse trabalho, aos consultores da Casa de Joana, Tino e Rosana e aos gestores do município, o prefeito Dr. Luiz Carlos Bergamin e o vice-prefeito João Batista, que deram todo o apoio para a concretização deste Plano Municipal de Cultura.
Para mais informações sobre o Plano Municipal de Cultura de Extrema entre em contato com a Gerência de Cultura pelo (35)3435-6066.