1º Papo Sério Jovem reúne adolescentes para discutir políticas públicas

papo_serio_CRAS_JCC_BragancaPaulista

O Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno o 1º Papo Sério Jovem de Bragança Paulista reuniram quase 300 adolescentes entre 12 e 17 anos. Os adolescentes fazem parte de grupos como Ação Total, organizado pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), JCC (Jovens Construindo a Cidadania), da Polícia Militar, Fundação Casa e Comenor.

O evento teve em sua abertura a participação do coral de adolescentes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Estiveram presentes, o prefeito Fernão Dias, a vice-prefeita Professora Huguette, secretários municipais, autoridades do Judiciário, Legislativo, Polícia Militar, além de representantes das entidades e da rede estadual de ensino.

Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias declarou a importância de ouvir os jovens para identificar os erros cometidos e corrigi-los. Segundo ele, “chegou o momento de por a cabeça no lugar e os pés no chão”. Afirmou ainda que este evento permite traçar diretrizes voltadas para o social, garantindo a condução ao futuro, afinal os jovens estão inseridos na realidade de hoje em dia. Ao término de sua fala, Fernão Dias assinou um dos murais do evento, onde todos os participantes puderam deixar sua mensagem.

Ainda no período da manhã, os adolescentes ouviram uma palestra de Anna Luiza Calixto Amaral,

de 13 anos, Delegada Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e autora do livro ‘Vivendo o Protagonismo Infantil’, tema abordado por ela. Após a palestra, os adolescentes foram divididos em grupos para discutir políticas públicas e levantar questionamentos sobre temas como saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança e família, meio ambiente e trabalho. No período da tarde, orientadores das secretarias municipais esclareceram as dúvidas geradas pelos participantes.

Ao final do evento, os adolescentes elaboraram um documento com propostas para os assuntos abordados. Além disso, foram coletados contatos dos participantes para criação do ‘E-mail Papo Sério’, por onde receberão informações sobre eventos na cidade, cursos gratuitos e outros assuntos pertinentes.

FOTO: ASCOM/PMBP

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam