Na manhã do dia 22 de fevereiro, foi realizada a solenidade de aniversário do segundo ano de instalação Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Extrema – 3º Pelotão.
Estavam presentes na solenidade, o Comandante do 3º Pelotão BM de Extrema, 2º Tenente BM Claudinei Teles Silva, o Comandante do 6º COB do CMMMG, Cel. BM Giuvaine Barbosa de Moraes, o Comandante do 9º BPM Ten. Cel. BM Alexandre Humia Casarim, o Comandante do 59º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Robison de Andrade Santos, representante da Polícia Rodoviária Federal, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho representando o ilustríssimo prefeito João Batista, o vereador Pastor René Cursino, representando o presidente da Câmara Municipal, Edvaldo de Souza Santos Junior, secretários municipais, oficiais do corpo de bombeiros, polícia militar e SAMU, prefeitos, vice-prefeitos e assessores de municípios vizinhos, assessores parlamentares de Extrema, personalidades e familiares.
O 3º Pelotão de Bombeiros Militar em Extrema foi inaugurado em 12 de fevereiro de 2016 e possui uma área de abrangência de 08 municípios, entre eles: Camanducaia, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Itapeva, Munhoz, Senador Amaral, Toledo e a sede em Extrema.
Em seu segundo ano de instalação o Pelotão atendeu mais de 4 mil ocorrências, sendo: incêndios, atendimentos pré-hospitalar, ocorrências de prevenção e vistoria, treinamentos e palestras, demonstrando a dedicação e esforço de cada militar que compõe o efetivo.
Faz-se saber que desde sua instalação há uma parceria com o SAMU, que ocupa o mesmo espaço com os militares, trazendo mais segurança e atendimento de qualidade a população.
O Corpo de Bombeiros foi instalado em Extrema através de uma parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal, proporcionando a população mais segurança e qualidade de vida.
De acordo com o Secretário Adriano Carvalho a presença do Corpo de Bombeiros em Extrema é de fundamental importância, um exemplo claro citado, foi a ocorrência no último domingo no bairro do Juncal. “O episódio do último domingo demonstra a importância do Corpo de Bombeiros, muitas vezes é difícil de entender um valor de uma instituição assim. Mas numa chuva muito curta, muito forte, de 45 milímetros de água, o Ribeirão transbordou de uma maneira muito rápida, numa violência muito grande, onde 15 famílias perderam tudo”, comentou.
Ainda segundo o secretário, num primeiro momento, por mais que a Defesa Civil do município tivesse a vontade de fazer alguma coisa, não teria o equipamento, o treinamento e a competência para fazer a proteção das famílias. Quem fez o socorro no primeiro momento foi a equipe do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, garantindo a segurança das famílias. Sendo o trabalho da prefeitura efetivado apenas na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, com limpeza, saúde entre outros.
“E se não tivesse os Bombeiros? As famílias estariam sozinhas, com algo imprevisível, há mais de 20 anos não ocorre uma chuva assim. E agora vimos o porquê de ter o Corpo de Bombeiros aqui, são inúmeros os atendimentos de ocorrências ao longo do ano, que não vemos, é um trabalho de formiguinha, mas para quem é atendido é um trabalho que vale ouro. É o segundo aniversário e tem toda razão para estar aqui. Estão de parabéns e espero que continuem fazendo um bom trabalho”, finalizou Adriano Carvalho, Secretário de Desenvolvimento Econômico.
“Bombeiros o Amigo certo nas Horas incertas”