Índice Firjan avalia anualmente mais de 5 mil cidades brasileiras
A cidade de Extrema foi considerada a 4ª melhor cidade para se viver no estado de Minas Gerais, através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – FIRJAN. Entre mais de 850 municípios mineiros avaliados pelo sistema, a cidade se destaca pelo segundo ano consecutivo nesta posição.
No ranking, a cidade está ainda na melhor colocação dentre os demais municípios da região do Sul de Minas. A pesquisa, nesta edição de 2018, considerou como base o ano de 2016.No panorama nacional, Extrema alcançou a 144ª posição. Considerando que o índice avalia as mais de 5 mil cidades brasileiras, o município se destaca novamente, atingindo a legenda de Alto Desenvolvimento (superior a 0,8 pontos), o que o coloca entre os 7,8% municípios brasileiros a apresentarem esse nível de desenvolvimento.
O índice extremense nesta edição marca 0,8357. O número varia de 0 à 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. O maior desenvolvimento extremense foi na área Educação, chegando a marca de 0,9799.
Vale considerar ainda que, também em educação, a cidade ultrapassou a meta estabelecida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no ano de 2017. O município pontuou em 6,6, sendo que a meta 6.2; mais de 1 ponto acima da média brasileira, 5,5.
O IFDM ainda avalia mais duas áreas, são elas: Saúde e Emprego & Renda. Extrema alcançou, consecutivamente, 0,9197 (Alto Desenvolvimento) e 0,6074 (Desenvolvimento Moderado). Em ambas as esferas a cidade apresentou considerável aumento comparado com o ano de 2015.