59° BPM comemora cinco anos de criação

O 59° Batalhão de Polícia Militar comemorou nesta quinta-feira, 19, seu 5° aniversário. A então 116ª Cia PM Ind recebeu a elevação para Batalhão no dia 19 de setembro de 2014 e, desde então, comanda e coordena o policiamento de oito cidades (Extrema, Toledo, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Bom Repouso, Senador Amaral e Córrego do Bom Jesus) e um distrito (Monte Verde).

Para a comemoração, foi realizado um cerimonial no Cine Teatro Municipal, em Extrema, cidade sede da Unidade. Estiveram presentes o Comandante da 17ª Região de Polícia Militar, Coronel Oterson Luis Nocelli, o Comandante do 59° BPM, Tenente Coronel Robison de Andrade Santos e demais autoridades militares e da sociedade civil.

Após o anúncio regulamentar, feito pelo Subcomandante da Unidade, Major Paulo Renato Sundfeld da Gama, a solenidade teve início, com a execução do Hino Nacional em referência e respeito à pátria.

Durante o evento, alguns policiais militares receberam certificados de destaques profissionais pelos relevantes serviços prestados à comunidade sul mineira, nas modalidades administrativo e operacional. Para o prêmio, são considerados alguns pontos, como comprometimento e empreendedorismo no exercício da função.

Além disso, outros profissionais receberam a afixação das medalhas de mérito militar nos graus prata e bronze. A Medalha de Mérito Militar Grau Prata se destina a homenagear policiais militares que completaram 20 anos na Corporação e a Medalha Grau Bronze destaca aqueles que completaram 10 anos de relevantes serviços prestados à população e, dessa forma, contribuíram para elevar, ainda mais, o nome da Polícia Militar de Minas Gerais.

Algumas autoridades civis também foram homenageadas pela PM. Foram entregues os certificados de Colaborador Benemérito e de Amigo do 59° BPM. A Prefeita de Itapeva, Claudia Viveani foi uma das autoridades homenageadas. Para ela, é muito importante o desenvolvimento de ações que busquem proporcionar o maior apoio possível para que as polícias possam atuar e combater a criminalidade, protegendo-se, assim, o cidadão de bem.

“Em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Itapeva busca auxiliar as polícias na repressão ao crime e na investigação de delitos e por esta razão que, na medida do possível, a gestão vem buscando proporcionar aos agentes da lei ferramentas de trabalho novos e mais eficientes para que haja eficácia e eficiência no que se refere ao atendimento ao itapevense e aos turistas”, pontuou Vivi.

Uma novidade deste evento foi o troféu Sentinela Sul Mineira que foi entregue às autoridades e personalidades que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento da Unidade.

Entre os agraciados com o troféu estavam o Cel PM Oterson, Comandante da 17ª RPM, o Cel PM QOR Izaldo e Cel PM QOR Robson, ex-Comandantes da Unidade, e o Prefeito de Extrema João Batista da Silva, na ocasião representado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Adriano Carvalho.

Durante sua fala, o Secretário falou sobre a segurança pública no município e a necessidade de se valorizar os resultados da pontual atuação da PM. Adriano comentou sobre a máxima prevista na Constituição, no Art. 44., que afirma que “A segurança pública é dever do Estado e é direito e responsabilidade de todos, deixando evidenciado o apoio da Administração Municipal para com o 59° BPM e toda a Corporação.

Dando fim à solenidade, o Cel Oterson fez uso da palavra e parabenizou o Comando da UEOp e todos os militares que compõem a tropa, afirmando que o desempenho e energia de cada um têm se manifestado nos resultados obtidos pela Unidade.

O Comandante da 17ª RPM ainda falou sobre o 59° BPM ser destaque em todo o Estado pelos números e, principalmente, pela sensação de segurança pública existente, fator primordial pelo qual trabalha a Polícia Militar de Minas Gerais.

70763933_2713475382018155_5526949785497501696_oaniversario 59 bpm

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam