5ª Conferência Municipal de Saúde tem boa participação e debates

Conferenciamunicipaldesaude_bragancapaulista Conferenciamunicipaldesaude_bragancapaulista1 Conferenciamunicipaldesaude_bragancapaulista2

Nos dias 18 e 19/10 foi realizada no Napa a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Bragança Paulista. Foram aprovadas as propostas trazidas pela população por meio das seis pré-conferências e outras proposições que surgiram no próprio evento. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Fernão Dias, da vice-prefeita, Professora Huguette, além de vereadores e convidados que compuseram a mesa de honra.

Em pronunciamento, Fernão Dias ressaltou as dificuldades naturais da pasta da Saúde e pediu um voto de confiança da população para a administração. A vice-prefeita afirmou que a Conferência é um excelente espaço de reflexão e discussão de tudo o que foi colhido durante as pré-conferências e que a saúde é a pasta mais difícil de ser gerida.

Com o tema “Construção Coletiva do SUS, responsabilidade e direito de todos”, a palestrante Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintero encerrou a noite relatando a história de criação do Sistema Único de Saúde (Sus) no Brasil. A palestrante, que atua no Ministério de Saúde como apoiadora de gestões municipais, trouxe cumprimentos do ministro Alexandre Padilha.

Dentre os assuntos abordados na palestra, Maria do Carmo ressaltou a importância da gestão do Sus ser feita por profissionais que tenham tempo de carreira dentro do sistema, de forma a aumentar a compreensão das necessidades da população. Outro ponto citado foi a importância do Conselho Municipal de Saúde no Sus, inclusive na realização das Conferências de Saúde. Segundo Maria do Carmo, a participação nas reuniões e a eleição de conselheiros que realmente sejam usuários do SUS são fatores fundamentais para levar os anseios da população à gestão.

Já no dia 19, as atividades tiveram início às 9h da manhã e se encerraram por volta das 21h. Durante todo o dia, os delegados presentes, representantes dos trabalhadores, gestores e usuários do Sus discutiram as propostas e votaram nas que consideraram relevantes para serem integradas ao Plano Municipal de Saúde, que terá vigência no período de 2014 a 2017.

Os presentes elegeram, ainda, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde: quatro representantes dos trabalhadores de Saúde e dez representantes dos usuários do SUS. Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomarão posse na próxima reunião, a ser realizada no mês de novembro.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>