O Festival Nacional da Cultura conquistou os moradores das cidades que sediam o Fenac – Festival Nacional da Canção. A aceitação do público levou o evento a entrar definitivamente para o calendário anual de eventos dos municípios.
Neste ano, o Festival nacional da Cultura completará 5 anos. Nesse tempo foram muitas apresentações de arte circense, ópera, música popular, erudita, clássica, instrumental, dança e teatro. A programação é realizada durante todo o dia, nas cidades que recebem o Fenac. Uma forma carinhosa de levar ainda mais cultura para as pessoas. Tudo é oferecido de graça.
Entre tantos artistas que já se apresentaram no festival, estão a violinista Diana Mazza, o maestro Cassiano Maçaneiro, o também maestro e pianista Fábio Costa e o saxofonista Alex Tiso. Tivemos espetáculos também do grupo Rasgacêro e o Artêro, as performances de dança clássica apresentadas pelo Ballet Luiz Henrique, contemporâneo pelo Grupo de Dança Marcílio Bastos e as teatrais do projeto “Leitura Adriana Galo Conta Histórias”.
Foram inscritas cerca de 3 mil canções. Todas passaram por rigoroso processo de avaliação. Dentre as exigências do regulamento é que elas fossem inéditas, em português e que não tivessem sido comercializadas. Das inscritas, 140 músicas de 18 estados diferentes (AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PR, RA, RJ, SC, SP, RS) foram classificadas e vão disputar os prêmios de R$220 mil reais e o cobiçadíssimo troféu Lamartine Babo.
Os candidatos selecionados foram divididos em grupos. A distribuição das apresentações foi pensada de forma a facilitar para os músicos dos estados mais distantes chegarem às 6 cidades que sediam o Festival Nacional da Canção, no Centro Oeste e Sul de Minas.
Em todas as edições do evento, as ruas e praças onde o festival acontece são tomadas pela população. Neste ano, as apresentações serão realizadas em 6 importantes cidades Mineiras: Extrema, na praça Coronel Simeão acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto. Depois será a vez de Formiga, única cidade do Centro-oeste de Minas a receber o evento que acontecerá nos dias 08 e 09, na Praça Ferreira Pires e no sábado, na Praça Getúlio Vargas. Em Varginha será nos dias 15 e 16, na Praça do ET. Na semana seguinte, em Guapé, nos dias 22 e 23 de agosto, as apresentações serão realizadas na Praça Dr. Passos Maia. Em Três Pontas, será na Praça da Matriz, nos dias 29 e 30 de agosto. Para encerrar a 5º edição, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o Festival Nacional da Cultura era realizado na Praça Padre Júlio Maria, em Boa Esperança.
Os preparativos para 5º Festival Nacional da Cultura, em conjunto com o 44º Festival Nacional da Canção já começaram e as cidades sedes já se prepararam para receber o maior evento gratuito da música e cultura nacional!
Atenção para a programação, em Extrema:
Sexta-feira (1 de agosto) PRAÇA CORONEL SIMEÃO
11h – Celso Coutro (piano e percussão) Homenagem 100 Anos Dorival Caymmi
12h – Samuel Martins (violino)
13h30 – Projeto de Leitura “Adriana Galo Conta Histórias” apresentando: O Grande Tesouro da Dona Baratinha”
15h – Ilusionismo e mágica com Marlon França
16h30 – Grupo de Dança Marcílio Bastos (dança contemporânea)
17h30 – Grupo 3D - FreeStep (dança)
18h – Martin Fernandez (ópera)
Sábado (2 de agosto) PRAÇA CORONEL SIMEÃO
10h – Grupo Seresta Renascer
10h30 – Trio Minas de Minas (música clássica)
12h – Camila Alcovér Studio (dança árabe)
12h30 – Martin Fernandez (ópera)
14h – Duo Corda a Dois (música instrumental) violino e violão
15h30 – SofistiCanto (ópera cômica)
17h – Dança clássica com Cia de Ballet Luiz Henrique
As apresentações das músicas classificadas será a partir das 21h00 na praça Presidente Vargas, nos dias 01/08 e 02/08 e no sábado, dia 02/08, após a apresentação das músicas, o Show com Almir Sater.
*Esta programação poderá sofrer alterações
Mais informações:www.festivalnacionaldacancao.com.br