Com o término da temporada 2014 da dengue, a Prefeitura de Bragança Paulista realizou uma análise do comportamento da doença no município. Neste ano, o número de casos de dengue aumentou consideravelmente, comparando com o histórico da doença no município. Em 2013, Bragança Paulista apresentou 26 casos importados e oito autóctones. Neste ano, até o presente momento, ocorreram 279 casos positivos, incluindo autóctones, ou seja, quando a doença é adquirida no mesmo município de residência do paciente, e importados, quando a doença é adquirida em outra localidade. De acordo com as diretrizes do Plano Estadual de Controle da Dengue, após acompanhamento da equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o município foi classificado com estado de alerta durante boa parte da temporada, alcançando o estado de emergência apenas no final da época de maior transmissão.
O estado emergencial é atingido quando o índice da doença ultrapassa 150 casos a cada 100 mil habitantes, o que depende do porte do município. No caso de nossa cidade, que atualmente tem aproximadamente 156 mil habitantes, o índice de incidência no final da temporada ficou em 178 casos a cada 100 mil habitantes. Foram registrados pela equipe da DIVE, desde o mês de março, 279 casos.
Os casos ocorreram praticamente em todos os bairros da Zona Urbana do município e em alguns da Zona Rural. No momento os números reduziram, mas a transmissão continua ao longo do ano, porém com menor intensidade.
Nesta época do ano, as ações de prevenção são intensificadas, visando evitar uma situação pior no próximo ano. Desde o mês de junho, a Prefeitura realiza arrastões contra a dengue, buscando auxiliar a população na eliminação de criadouros do mosquito. Até o momento, 22 bairros já receberam a equipe e 14 caminhões de entulho foram recolhidos.
A Administração Municipal pede que a população continue em estado de atenção. O acúmulo de água nem sempre está relacionado com a quantidade de chuvas. Este ano, por exemplo, houve poucas chuvas e, mesmo assim, grande incidência de casos.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista
Foto: Reprodução