Conheça Marcony Felipe, um jovem empreendedor na área educacional

Robson

O Jornal O Registro entrevistou Marcony Felipe, um dos fundadores do site AcheProvas, no qual estudantes de todo o país podem fazer o download de provas anteriores de vestibulares de diversas universidades e do ENEM. Para saber um pouco mais sobre o Ache Provas, confira a entrevista.

Como surgiu a ideia do AcheProvas?

Em 2011, enquanto eu assistia a uma aula de Biologia no cursinho que estudava, meu professor pediu para baixar uma prova de faculdade e eu não encontrei facilmente. Nesse momento, pensei que esta minha dificuldade poderia ser a mesma de diversos outros estudantes. Após mais algumas buscas, notei que o mesmo aconteceu com várias outras universidades. Ou seja, site da instituição com pouca acessibilidade, link indisponível, PDF’s de baixa qualidade, entre outros motivos. Com isto em mente, convidei meu primo Robson Morais e juntos iniciamos o que se tornou o AcheProvas.

Desde início, começamos a reunir provas de vestibular e ENEM anteriores até ter um volume grande o suficiente para startar (70 instituições). A vontade de colocar em prática foi o que motivou nossa procura por estes arquivos. O objetivo sempre foi fazer um banco de dados próprio, desta forma poderíamos garantir que o arquivo estaria sempre disponível para que qualquer pessoa e em qualquer momento. Na verdade, enquanto ainda era uma ideia, até pensava em disponibilizar somente para o cursinho que eu estudava, mas, com o amadurecimento da proposta, percebi que poderíamos expandir para qualquer um.

Então, registramos o domínio www.acheprovas.com e lançamos em Março de 2012. A propósito, depois de várias sugestões de nomes do projeto que não encaixavam, o Robson sugeriu AcheProvas em um churrasco de família e eu gostei da ideia.

Qual seu público alvo?

Atualmente, são alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio, pré-vestibulares e professores. Ou seja, pessoas que vão fazer ENEM e Vestibulares durante todo ano. Está sendo muito bacana aprender com o comportamento e sugestões.

Mas, nossa meta é expandir para concurso público até o fim do ano com milhares de provas. Já estamos terminando os testes e colocaremos em prática assim que a aceitação for considerável. Acredito que a área do concurso abre portas importantes para fazer alianças duradouras e crescer.

Qual o objetivo principal?

O objetivo sempre foi ajudar nosso público alvo a encontrar as provas de maneira rápida e sem “burocracias”, como também auxiliar com conteúdo que pode ser útil no estudo de forma geral. Se observar, não fazemos nenhum tipo de propaganda invasiva, que atrapalhe o usuário utilizar qualquer parte do AcheProvas. Junto a isto, não cobramos pelo download dos arquivos.

Você tem alcançado?

Acredito que sim, o feedback tem sido legal! Já somamos aproximadamente 600.000 provas baixadas. Em intervalos de tempos, disparamos uma pesquisa em nossa lista de E-mails e os usuários sempre respondem com sugestões importantes e construtivas. Ver acesso de todo parte do mundo, o sucesso ao baixar o arquivo, e a distribuição positiva de conteúdo são sinais que temos alcançado. Entretanto, ouvir as pessoas é algo fundamental, e vários pedidos nos fazem repensar e executar mudanças que contribuem no bem estar do usuário ao utilizar o site ou aplicativo.

A criação do AcheProvas trouxe alguma mudança para sua vida?

Com certeza. Este é um dos principais pontos que gosto de relembrar sempre. O início e desenvolvimento deste projeto me proporcionou um conhecimento que, sem dúvidas, é meu maior tesouro. Tudo que faço atualmente, outros projetos que participo, e muitas “pessoas chaves que conheço, foi por causa desta iniciativa!

Sempre gosto de imaginar que quando ajudamos as pessoas, realizamos algo de coração, que some para sociedade de alguma forma, o reflexo é positivo.

Qual dica você dá para outros jovens que também tem ideias inovadoras, mas ainda não tiveram coragem de empreender? 

Uma das pessoas que eu mais considero e me inspiro, é o empreendedor Gustavo Caetano, CEO da Startup Samba Tech, e presidente da Associação Brasileira de Startup. Entre muitas grandes frases que ele diz, as que mais gosto e levo comigo é: “Procure falar menos e fazer mais” e Ideias todo mundo tem, o tempo todo. O importante é executar. Tenho certeza que este é o principal ponto para iniciar qualquer negócio.

Se o sonho é criar um site, um jogo para celular, uma aplicação que mude a vida das pessoas, mas você não tem nenhuma base teórica, por exemplo, comece fazendo um simples projeto que possua uma interface que mostre o propósito e apresente isto para alguém que possa te dar um Feedback construtivo. Se não conseguir criar este protótipo, convide aquele amigo nerd e passe para ele o que você pensa (venda seu sonho). Ou ainda, caso tenho uma condição melhor, contrate alguém para fazer isto!

O que não pode acontecer, em hipótese alguma, é deixar de começar pensando que as pessoas não irão utilizar, ou que vão debochar do que você criou. Resumindo, é muito daquilo que falei no início: Estamos em um mundo que a informação está à disposição de todos que estão conectados na Internet, em uma velocidade impressionante e, por isto, o cenário muda completamente de uma hora para outra.

Por fim, não esquecer que seus passos só serão possíveis se estiver amparado por pessoas habilidosas e que compartilhem do mesmo sentimento. Comece a fazer! No meio do caminho vai surgir pessoas especiais que vão ajudar! Se colocou na sua cabeça que construirá algo que milhões de pessoas utilizarão, você consegue! Ninguém no mundo pode tirar isto de você!

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>