A partir de agora os munícipes que estejam com suspeita de tuberculose terão o seu diagnóstico de forma mais rápida e eficaz. Os aparelhos foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que determina a implantação do teste no Sistema Único de Saúde (SUS).
No exame antigo, o material (escarro) do paciente era coletado e necessitava ser corado para depois ser avaliado no microscópio. O diagnóstico poderia levar em média de 30 a 60 dias.
Já com o novo equipamento, o material do paciente é coletado e inserido no aparelho, onde um líquido é utilizado para diluir o escarro e o diagnóstico é feito na própria máquina. Este teste, além de ter um resultado mais eficiente também leva menos tempo, cerca de duas horas. Vale ressaltar que o equipamento é para atender também as cidades vizinhas da região.
O exame é destinado a pessoas que apresentem tosse, com ou sem secreção, há mais de quinze dias. O paciente deve procurar imediatamente unidade de saúde mais próxima para receber as orientações necessárias.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta prioritariamente o pulmão cuja transmissão ocorre através das vias respiratórias no contato de pessoa a pessoa. No estágio mais avançado, os sintomas são produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Se diagnosticada e tratada a tempo, a doença tem cura. Anualmente, são notificados cerca de seis milhões de casos no mundo e mais de um milhão de pessoas que vêm a óbito.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista