Durante mês de agosto foi realizado na Escola Municipal “Professora Noemia de Medis Pereira” em Extrema/MG atividades pedagógicas com foco no folclore brasileiro. O trabalho esteve direcionado aos alunos do 3º ano e foram coordenados pela professora Daniela de Morais Demeter.
Segundo Daniela torna-se necessário que os estudantes saibam que o “… popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico. Procurei através do tema ampliar o conhecimento e a compreensão dos alunos no que se refere aos valores, preservação e resgate da nossa cultura popular”.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos os 17 alunos interagiram com atividades como leitura e interpretação de lendas, ilustrações de parlendas, competições de adivinhações e trava-línguas, confeccionaram livrinhos com as lendas folclóricas, álbum de figurinhas contendo as principais manifestações do folclore e realizaram receita culinária de uma comida típica, confeccionaram brinquedos e dobraduras. “Todas as atividades envolveram as áreas do conhecimento dentro de uma metodologia lúdica e significativa para o aluno”, frisou a professora.
No encerramento do projeto, foi realizado um piquenique no Parque Municipal de Eventos onde os alunos puderam brincar com os festejos tradicionais, resgatando a cultura popular e as brincadeiras antigas. “Ao final do projeto foi possível perceber o interesse dos estudantes, sempre questionando e buscando se aprofundar mais sobre os assuntos estudados a cada semana. É importante salientar também que esse interesse discente é resultado do apoio familiar e incentivo dos mesmos nas pesquisas escolares”, acrescentou Daniela.
Foto: Divulgação