A partir deste mês, as gestantes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar mais uma vacina que foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa), que combate a difteria, tétano e coqueluche é destinada a gestantes partir da 27ª semana preferencialmente até a 36ª, podendo ser aplicada até vinte dias antes da data provável do parto. É de extrema importância que a mesma seja aplicada o mais rápido possível dentro da indicação do período de gestação pelo risco de intercorrências, como por exemplo, parto prematuro.
As gestantes devem se dirigir a unidade de saúde mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos das 8h às 17h para se imunizar contra as doenças.
Difteria
A difteria é uma doença respiratória infectocontagiosa que afeta as amígdalas, faringe, laringe, nariz e em alguns casos, mucosas e pele. Os principais sintomas são: aparecimentos de placas acinzenatadas nas amígdalas, dor de garganta, corrimento nasal, manchas avermelhadas na pele entre outros.
Tétano
O tétano é uma doença infecciosa causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani presente nas fezes de animais e humanos, na terra, plantas e objetos. Esta enfermidade acomete o sistema nervoso central ocasionando sintomas como rigidez muscular em todo o corpo, principalmente no pescoço, dificuldade em abrir a boca e engolir entre outros.
Coqueluche
A coqueluche é uma doença infectocontagiosa que ataca o sistema respiratório causando no primeiro estágio da doença sintomas como: coriza, febre, falta de apetite, lacrimejamento entre outros.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista