A Prefeitura de Bragança Paulista apresentou aos vereadores os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) das escolas da rede municipal. Foram analisadas as principais dificuldades dos alunos de 3º e 5º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. O encontro aconteceu na semana passada.
Em análise feita pelo Executivo, constatou-se que o desempenho dos alunos de Bragança Paulista é melhor para os que estão cursando até o 2º ano. A partir do 3º, porém, o desempenho cai. Os números foram colhidos segundo as avaliações no Saresp e na Provinha Brasil, ferramenta que avalia o nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano. O principal objetivo das avaliações, segundo a Prefeitura, é a reflexão pedagógica, uma forma de identificar se o ensino está sendo compreensível aos alunos e de diagnosticar os conteúdos apresentados.
Melhorias – Para melhoria do ensino oferecido na Rede Municipal, foram apresentadas algumas propostas. Entre elas está a formação de professores e gestores, com encontros quinzenais da HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) destinados para debates sobre o conteúdo abordado. Outra medida é a atribuição de aulas por ciclo, com previsão de implantação para o próximo ano, pois, dessa forma, os professores poderão acompanhar os alunos durante um período maior, auxiliando-os a melhorar seu desempenho. Também será realizado acompanhamento sistemático dos gestores, coordenadores e corpo pedagógico, além da contratação de especialistas para auxiliar o diálogo e desenvolvimento de projetos visando a aprendizagem do aluno, foco da atual administração para Educação.