O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Central Operativa da Rede de Urgência da Região do Sul de Minas foram inaugurados na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, na cidade de Varginha/MG.
O serviço é uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municipais para oferecer atendimentos a mais de 2 milhões e 700 mil habitantes nos casos de urgência e emergência. A solenidade contou com as presenças do Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, do Ministro da Saúde Arthur Chioro e dos Secretários de Estado: Fausto Pereira dos Santos (Saúde), Odair Cunha (Governo) e Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), do Presidente do Cissul e Prefeito de Monte Sião João Paulo Ribeiro, do Prefeito de Varginha Antônio Silva, parlamentares estaduais e federais, além dos trabalhadores do SAMU.
Durante a cerimônia, foram entregues aos prefeitos dos 34 municípios que possuem bases descentralizadas, as chaves das viaturas, que são classificadas como USA (Unidade de Suporte Avançado) e USB (Unidade de Suporte Básico) e o Governador Fernando Pimentel aproveitou o evento para visitar as instalações da Central Operativa juntamente com as autoridades presentes.
As ambulâncias foram entregues aos 34 municípios contemplados, entre eles: Cambuí; Extrema; Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí.
E a partir das 7h de sábado, do dia 31 de janeiro, o serviço 192 começou a funcionar.
A equipe SAMU é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
O jornal O Registro entrevistou com exclusividade alguns integrantes da equipe, que estavam de plantão no último dia 03 de fevereiro.
No município de Extrema a equipe do SAMU é composta por 8 integrantes, sendo 4 condutores socorristas e 4 técnicos em enfermagem. Eles trabalham em 4 equipes, numa escala de 12h x 36h. E a viatura disponibilizada é uma Unidade de Suporte Básico (USB).
Os condutores socorristas são: Daniel Gonçalves; Fábio Gomes Tavares; Rodrigo Alves Lourenço e Carlos Roberto G. Valério.
E os técnicos em enfermagem são: Aline Amaral Moraes; Luana Portanova; Flávio de Paiva e Andrea Messias.
Daniel Gonçalves que é condutor socorrista nos apresentou a base do SAMU, que está localizada na Avenida Presidente Kennedy (no antigo P.A) e a USB.
Segundo o socorrista nos Daniel, as ligações feitas ao 192, são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. Toda ligação é gravada. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.
“o importante no atendimento do SAMU 192, é que estamos preparados para fazer os procedimentos primários, que é fundamental no atendimento ao paciente, um atendimento diferenciado devido ao nosso preparo”, ressaltou Daniel.
A Unidade de Suporte Básico que está com sua base aqui na cidade, atende também as cidades de Toledo, Munhoz, Itapeva e Camanducaia.
De acordo com Aline Amaral, quando acionados para uma emergência sempre um médico regulador fica no telefone com eles passando todas as informações necessárias para os atendimentos primários até a chegada ao Hospital base de socorro. No caso aqui da região é o Hospital e Maternidade São Lucas.
É importante frisar também que só se deve acionar o SAMU 192 em real emergência. Segundo o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL) foi registrado um número muito elevado de trotes ao 192, o que é preocupante. Saiba em quais casos o SAMU pode ser acionado: Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios; em casos de Intoxicação exógena; Em caso de queimaduras graves; Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; Em casos de tentativas de suicídio; Em crises hipertensivas; Quando houver acidentes/traumas com vítimas; Em casos de afogamentos; Em casos de choque elétrico; Em acidentes com produtos perigosos.
O Cissul gerencia os serviços de atendimento e ações de educação permanente em Urgência e Emergência. E sua sede fica à Rua João Urbano Figueiredo, nº 177, Bairro Parque Boa Vista/Varginha.
Conversamos ainda com o Secretário de Saúde Alex Teixeira que falou sobre a vinda do SAMU 192 para Extrema.
“A Unidade de Suporte básico do SAMU que começou a funcionar no último dia 31 de janeiro, vêm como suporte não apenas para Extrema, mas também para Toledo, Itapeva, Munhoz e Camanducaia”, disse Alex.
O secretário de saúde ainda ressaltou que mesmo com a vida do SAMU 192, o 0800-033-1118, continua funcionando normalmente para chamadas de urgência e emergência e está à disposição dos munícipes de Extrema.