A Secretaria de Obras da Prefeitura de Pouso Alegre/MG começou no final da semana passada a construção de uma série de redutores de velocidade na Avenida Antônio Scodeller, que corta a região do bairro Faisqueira. A intervenção viária integra um conjunto de medidas que está sendo adotado pelo Executivo para dar mais segurança para pedestres e condutores.
A Secretaria de Transporte e Trânsito também começa a promover alterações no trecho nesta semana. Conforme informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação do Executivo, placas e sinalizações horizontais devem alertar motoristas sobre o novo limite máximo de velocidade, que passa a ser de 40 quilômetros por hora. Vai ser proibido estacionamento de veículos, de ambos os lados da pista, nos trechos mais estreitos da via. A fiscalização vai ficar mais rigorosa no local com a ação de agentes de trânsito. “Nossa preocupação é garantir que pedestre e ciclistas não fiquem tão expostos ao trânsito, que é mais pesado no local por conta dos caminhões que abastecem as empresas que lá se instalaram. A região se desenvolveu sem planejamento e hoje é um problema que começamos a enfrentar”. Explica o secretário de Transporte e Trânsito Marcos Aurélio.
Conforme a Secretaria de Obras, o asfalto de toda a extensão da avenida que corta a região será substituído.
Dique III – Estreita, a via é pressionada por um tráfego intenso de veículos. Em muitos trechos não sobra espaço sequer para as calçadas e acostamento. A Prefeitura, no entanto, já tem a solução definitiva para o problema. A construção de uma pista sobre um dique de contenção de cheias que ligará a região à BR-459. Reunião com moradores – Os secretários de Obras e Trânsito se reuniram com um grupo de cinco representantes de regiões do entorno do bairro Faisqueira e explicaram as medidas que estão sendo adotadas. Os moradores listaram sete reivindicações. Seis delas, já constavam na lista de melhorias propostas pela Prefeitura para a avenida. São elas: asfaltamento da avenida Antônio Scodeller e áreas adjacentes; calçadas para pedestres e sinalização em blocos para dividir as pistas; outra via de acesso ao bairro; maior número de redutores de velocidade; base comunitária da Polícia Militar; fiscalização efetiva nas ruas onde houver proibição de estacionamento; melhorar a sinalização para área escolar nas imediações da Escola Municipal ‘Doutor Vasconcelos Costa’. Os secretários assumiram o compromisso de atender todas as reivindicações dos moradores, em especial, aquelas que estão diretamente ligadas à competência da Prefeitura.