A cidade de Itapeva/MG promoveu na Casa de Leis do município a 5ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas a chefe do Executivo, o presidente da Câmara dos Vereadores, gestores e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), representantes de entidades de assistência social, CMAS (Conselhos Municipais de Assistência Social) e populares.
O objetivo da conferência foi a realização de debates e avaliação da gestão da Política de Assistência Social para proposição de ações assistenciais para melhoria do índice de vulnerabilidade social, como já vem sendo realizado no CRAS. Ações essas que voltadas a atenção básica com atividades dinâmicas com os grupos de idosos, gestantes e os adolescentes em descumprimento de condicionalidades, e oficinas.
Foi destacado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Elisângela Tavares Bezerra, que os profissionais lotados na Assistência Social vêm executando ações voltadas para os benefícios eventuais de acordo com a Lei Municipal nº1152 de 5/10/2012, que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (que se refere a integração á rede de serviços socioassistenciais com vistas ao atendimento das necessidades humanas básicas).
A palestra foi ministrada por Ellerson Pelegrini que bordou o tema “A Gestão e o Financiamento do SUAS”. Após a palestra ocorreram oficinas de trabalhos com os participantes divididos em seis grupos que após deliberações, apresentaram relatórios conclusivos. Em seguida foram escolhidos os quatro representantes do município para que participem da conferência regional de assistência social. Por fim, a Secretária Elisângela agradece e parabeniza o trabalho de cada profissional que atua na área social itapevense (Bolsa Família, CRAS e Núcleo).