A sexta edição do Festival Gastronômico de Monte Verde começa na próxima semana com uma série de atividades formativas e culturais. Na próxima terça, dia 07, o Festival terá o seu lançamento para imprensa, autoridades e convidados, no Espaço Minas Gerais, em São Paulo. Na ocasião, além do cerimonial será apresentado o vídeo institucional do evento e curadores e chefs participantes contarão ao público presente algumas novidades desta edição. O Festival, realizado pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Comissão Comunitária de Eventos e Prefeitura Municipal de Camanducaia, através da Secretaria Municipal de Turismo e da Subprefeitura de Monte Verde e tem apresentação da Melhoramentos.
Participam dessa edição 24 estabelecimentos variados que incluem cantinas italianas, bistrôs charmosos, botecos badalados, casas de chocolate e restaurantes de diversos tamanhos e estilos. Com o tema “Sabores da Nossa Terra”, o Festival procura valorizar, cada vez mais, os ingredientes locais e tudo que está no entorno do distrito e do estado, conhecido por sua farta gastronomia. Participam do evento pratos com toques franceses, como é o caso do Villa Donna, que apresenta Confit de Magret de Pato com Farofa de Bacon caramelizado com pinhão e purê de mandioquinha quanto é o caso de outros estabelecimentos, como o Villa Amarela que investiu no tradicional Leitão a Pururuca. Ingredientes típicos como truta, aparecem de maneira surpreendente em pratos como o do Café Bistrô que apresenta um Risonero ao formaggio com truta ao molho de Pinhão. O Café Pinhão, baladado point do distrito apresenta dois pratos, o Caldo de Pinhão e o Fettucine Araucária, evocando a semente mais típica de Monte Verde. E assim com caldos, trutas, culinária alemã, mineira e muito mais que o Festival se firma cada vez mais no cenário nacional.
As atividades formativas trarão nomes como a chef Elzinha Nunes, uma das mais importantes chefs mineiras que estará ministrando juntamente com o chef local Ari Kespers o workshop “Chá da Senzala”. Recentemente os dois estiveram em Paris lançando o livro “Le Brèsil Du Minas Gerais”, no último Salão do Livro. O chef Breno Lerner, grande conhecedor e estudioso da gastronomia brasileira e judaica estará ministrando um curso traçando paralelos entre o cinema e a gastronomia. Os chefs locais Thiago Blanes e Sonia Kohen realizarão o workshop “sabores da Nossa Terra”, tema do Festival. No encerramento, dia 25 teremos o lançamento e palestra da blogueira Danielle Noce, conhecida do público jovem, que trará ao evento seu livro “Por uma vida mais doce”. Ainda na programação teremos eventos com sommeliers e nutricionistas. Todos os cursos são gratuitos. Maiores informações com Tiago Mentor, no 35 34381158 .