A Prefeitura de Vargem/SP entregou as primeiras fossas sépticas biodigestoras modelo Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) aos produtores rurais do município. A ação faz parte integrante do “Projeto Nascentes” iniciado em Vargem.
O prefeito Aldo Moyses entregou cinco kits de fossas aos produtores rurais moradores do bairro do Pico: José Mendes de Oliveira, Joaquim Alves de Mira, Élio Donizeti Bueno de Souza e Alex Sandro Igino Branco. Desenvolvido pela Embrapa, as “fossas sépticas biodigestoras” foram criadas como um sistema barato e eficiente para livrar produtores de doenças e ainda ajudá-los no cultivo de suas lavouras. A fossa, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. A técnica é simples, três caixas-d’água conectadas entre si são enterradas para manter o isolamento térmico. A primeira delas é ligada ao sistema de esgoto e recebe, uma vez por mês, 20 litros de uma mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco.
O material, junto com as fezes humanas, fermenta. A alta temperatura e a vedação das duas primeiras caixas eliminam os patógenos. No final do processo, o líquido está sem micróbios e pode ser usado como adubo. Também inseridos no projeto, iniciaram-se as construções de 15 “Barraginhas”. Cinco para José Mendes de Oliveira e dez para Joaquim Alves de Mira. As “Barraginhas”, idealizada e patenteada pela Embrapa, são bacias de contenção de água que também retém partículas soltas de solo carregadas pelas águas de chuvas. São como pequenos açudes que captam a água da chuva e a mantém represada, forçando a infiltração no solo e recarregando, consequentemente, reservas subterrâneas. Acompanharam a entrega o diretor de Agricultura, Ricardo Ono, o diretor de Meio Ambiente, Alexandro de Souza, engenheiro agrônomo da CATI da Prefeitura de Vargem, Moacir Ribeiro, além de Álvaro, da empresa Better Box.
Parceria – O projeto é fruto de parceria firmada no mês de abril deste ano entre o Governo Municipal de Vargem e a Associação Mata Ciliar, com patrocínio da Tetra Pak e apoio da CATI Regional de Bragança Paulista (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o objetivo principal da parceria é promover a melhoria da qualidade e da quantidade de água na bacia do Ribeirão dos Limas, que percorre a cidade de Vargem até a Estação de Tratamento de Água da Sabesp. Além de contemplar ações com produtores rurais realizando saneamento rural e implantação de bacias de captação, o projeto contempla cursos na área de educação ambiental, capacitação de profissionais, proteção e recuperação de nascentes de propriedades e reflorestamento da mata ciliar. Serão investidos R$ 600 mil na primeira fase do projeto.