Dia Nacional da Matemática é oportunidade de estímulo às crianças

Neste 6 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Matemática, instituído para homenagear o escritor Malba Tahan, é oportuno lembrar que os livros lúdicos sobre o tema, como ele escrevia, ajudam crianças a despertar o gosto pela disciplina

Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza ficaria conhecido pelo pseudônimo que utilizava para assinar seus contos: Malba Tahan. Formado em Engenharia Civil, mas verdadeiramente apaixonado pela matemática e a literatura, começou a escrever contos sobre o universo das exatas.

Em 1918, Júlio levou cinco de seus contos a um jornal, mas os viu todos recusados. Acreditando em seu trabalho, assinou-os novamente como R. S. Slade, pseudônimo em inglês. Assim, conseguiu a publicação de um dos textos no mesmo periódico que havia negado.

Grande admirador da cultura árabe, o escritor passou a incluí-la em suas produções, optando também por um novo pseudônimo, passando a assinar seus trabalhos como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan. Escreveu, também, uma falsa biografia, tornando-se um admirável autor, com grande história de vida.

Em 1925, já consagrado com o pseudônimo árabe, conseguiu publicar seu primeiro livro matemático: Contos de Malba Tahan. Ao longo de seus 79 anos, publicou 120 livros, sendo 51 voltados à matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo didático de modo envolvente e lúdico, mesclando enigmas e fantasias aos conteúdos.

Malba Tahan tornou-se grande exemplo para autores do mundo todo. Para homenageá-lo neste 6 de maio, a Editora FTD separou títulos correlatos de seu catálogo, voltados à matemática, para serem lidos, pensados e trabalhados dentro e fora das salas de aula. Confira:

Cadu na terra dos monstros

Um dia, Cadu passeava pela floresta, lá perto da Terra dos Monstros, quando de repente foi agarrado por um ser peludo, que o desafiou: Se resolver três problemas, eu o deixarei ir embora!

Assustado e sem saber direito o que fazer, Cadu saiu andando pela floresta, em busca das respostas àqueles intrigantes e desafiadores problemas, que o proporcionaram experiências divertidas e enriquecedoras.

Mas que problemas seriam esses que o garoto teria de resolver? Descubra o conteúdo de cada pergunta, acompanhe Cadu em suas aventuras e saiba como as descobertas do garoto fizeram com que dias, horas, minutos e segundos passassem a ser usados para marcar o tempo na Terra dos Monstros.

 

 

O mestre das multiplicações

Para lá do além-mar, há um mundo onde se pode ouvir o burburinho do comércio a todo instante: o País do Compra e Vende, um lugar onde as pessoas estão sempre contando, e onde sempre há mais uma porção de coisas para contar!

Foi nesse país que um rei descobriu que contar em grupos era bem mais fácil. Lá, mora também um vendedor de peixes que sabe de muitas coisas e ensinou seus colegas vendedores a usar o sinal de vezes.

Ficou curioso em conhecer esses personagens? Você vai se surpreender ainda mais quando for apresentado ao ilustre Mestre das Multiplicações, um craque em fazer multiplicações. Esse personagem queria que todo mundo fosse bom em multiplicação no País do Compra e Vende e, para isso, contou a todos o seu segredo para multiplicar rapidamente!

 

Cada um do seu tamanho

O Milímetro, o Centímetro e o Metro são personagens desta história de aventura e medição. Eles percebem que, juntos, podem medir praticamente tudo! Assim, medir vira uma grande diversão!

Mas, quando se achava que quase tudo poderia ser medido por esses amigos, lá vem outra unidade de medida, que quase ninguém conhecia: o Quilômetro!

– Uau, como ele é grandão! O que será que podemos medir com esse tal de Quilômetro?

 

Bango, o vendedor de maçãs

Bango é um gorila grande e forte. Ele trabalha com mais um colega na loja de maçãs do senhor Urso, onde é preciso saber calcular corretamente a quantidade de maçãs que fica na loja depois de cada venda realizada.

O dia a dia dessa loja é um tremendo corre-corre: são muitos clientes para atender e muitas contas para fazer! Bango se atrapalha um pouco com as subtrações e recebe ajuda do colega e do senhor Urso para fazer os cálculos necessários.

Que tal passar um dia na loja de maçãs do senhor Urso e descobrir com Bango como é possível aprender a realizar essa tal subtração?

 

O vilarejo das figuras sólidas

Há muito tempo, em uma floresta tranquila, havia um vilarejo de figuras sólidas. Mas a calmaria desse lugar foi um dia interrompida… Certa manhã, a esfera ficou chocada quando descobriu que alguém tinha roubado algumas de suas melancias durante a noite:

– Ah, mas espere até eu pegar esse ladrão!

A esfera estava mesmo decidida a encontrar o ladrão de melancias, que deixou algumas pegadas no chão de sua plantação: dois triângulos juntos e uma linha comprida são as pistas para chegar ao infrator! Será que esse mistério vai ser desvendado?

 

Fonte: Ascom/Editora FTD

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>