Com objetivo de iniciar as mudanças planejadas para a saúde de Vargem, o novo Responsável pelo Departamento de Saúde do município, Sérgio Henrique Cirino e Silva, começou a realizar uma série mudanças nas unidades de atendimento da cidade.
As mudanças têm como finalidade melhorar o atendimento à população, e fazer um levantamento das melhorias necessárias para cada uma das unidades da cidade. Segundo Sérgio, as primeiras ações como responsável do departamento foram remanejar o quadro de funcionários, reorganizar as equipes e contratar novos funcionários. “Podemos dizer que estamos colocando a casa em ordem, arrumando problemas antigos”, disse.
As mudanças serão gradativas de acordo com a necessidade de cada unidade. O novo projeto para a saúde prevê, dentre diversas mudanças, garantir o pleno funcionamento dos postos e clínicas, com a devida oferta de médicos e suporte para realização de exames.
Entre as novas contratações estão a de médicos para atuarem as sextas-feiras nas duas unidades do PSF, tanto no CDHU quanto no Guaraiuva. “Antes não havia atendimento médico nas sextas-feiras”, explica.
Entre os primeiros benefícios já obtidos, estão 60 mil reais através de convênio firmado com o Governo do Estado para aquisição de materiais essenciais como computadores, armários, mesas, cadeiras e até macas.
Outro beneficio obtido foi através do programa Requalifica UBS. ”É uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde – acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade – que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde”, explicou Sérgio.
O programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.
Foram 244 mil reais, que serão utilizados para a segunda fase da construção da UBS Ponte Alta. O responsável pelo Departamento aproveita a oportunidade para informar os horários de atendimento. O Centro de Saúde Dr. Albert Sabin atende das 07 às 19 horas. Já os PSF, tanto do Noca, quanto do Guaraiuva atendem das 08 as 12 e das 13 às 17 horas.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem