No mês de setembro de 2015, a Prefeitura Municipal de Extrema comemora o primeiro ano de funcionamento do Pronto Socorro Municipal. Após os 12 primeiros meses de atendimento o Pronto Socorro atingiu expressivos números com aproximadamente 97 mil atendimentos, sendo cerca de 81 mil durante os dias de semana e 15 mil aos finais de semana, sendo quase 24 mil no período noturno.
Extrema e Região
O Pronto Socorro se tornou referência na região e atrai pacientes das cidades vizinhas que possuem carência no atendimento médico, bem como de pessoas de outras cidades que acabam por necessitar e são socorridos aqui.
Estrutura atual
Em sua atual estrutura o Pronto Socorro Municipal conta com laboratório completo, centro de Raio-X, 3 enfermarias (sendo feminino, masculino e infantil), consultórios de especialidades, salas de exames, administrativas, triagem médica, serviço social, laudo, gesso, curativos, processamento, além das salas de espera com amplo espaço, reuniões, atendimento, telefonistas, necrotério, cozinha, copa, área de serviço, lavanderia, sanitários, conforto médico, motoristas plantonistas e área coberta de desembarque de ambulâncias.
A conclusão desta 1ª fase do Complexo Hospitalar Municipal garantiu a população extremense ainda mais qualidade nos atendimentos ofertados pela Secretaria de Saúde, uma vez que o Posto de Saúde já não comportava mais receber os atendimentos.
O local do Pronto Socorro Municipal foi escolhido com bastante atenção e cuidado, levando em consideração dois critérios principais: a [facilidade] de acesso para ambulâncias e veículos de emergência e a localização estratégica para facilidade de locomoção aos cidadãos.
Vem aí
Dr. Luiz Carlos Bergamin fez questão de salientar que as providências para as obras da 2ª Fase do Hospital Municipal estão acontecendo, com o projeto aprovado no Estado e em vias de acontecer a licitação para a obra. “Temos recurso para a construção. Estamos realizando um trabalho de fortalecimento para que o projeto, após a devida licitação realizada, possa transcorrer dentro da melhor maneira possível, e atender ainda melhor aqueles que necessitam do atendimento público de saúde”.
A construção do Hospital se dá em virtude do crescimento da cidade para os próximos anos e que vem gerando a ampliação da rede de saúde municipal, e com isso a população ganhará em breve o maior e mais moderno Hospital Municipal do Sul de Minas.
“Também estamos em fase avançada de obras das UBS dos Pessegueiros e do Godói e já projetamos a UBS nos Tenentes e no Bairro Ponte Nova”, conclui o vice-prefeito João Batista.
O Secretário de Saúde Mauro Rossi cita a importância do uso dos PFSs, “oriento a população para utilizar o PSF dos bairros, além de prevenção de doenças, ainda contribui com a diminuição de filas e consequentemente o aumento da rapidez nos casos de urgência e emergência para aqueles que precisam utilizar o Pronto Socorro”.
O que pensam os usuários
“Sempre que precisei do Pronto Socorro fui bem atendido, a equipe Médica e de Enfermagem são todos atenciosos, a estrutura é muito boa”, João Batista Petraglia.
“Ao completar 01 ano de serviços eficientes, quero parabenizar ao Pronto Socorro “Prefeito Jahir Aparecido Olivotti”, todo seu corpo clínico, bem como a eficiente Administração e recepcionistas que nos atendem muito pelos serviços prestados, que continue assim, estão todos de parabéns”, Nillo Gallindo.
“Parabéns neste primeiro ano de funcionamento, os funcionários são muito receptivos, a estrutura é moderna e muito boa, e está em constante melhoria, foi um presente termos um Pronto Socorro como este em Extrema”, Aparecido Legutti.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Extrema