Já está disponível no site do Via Rápida Emprego formulário de inscrição para os cursos profissionalizantes de Aplicação em Acionamento Industrial, Redes para Automação Industrial e Sistemas para Automação e Controle, que serão oferecidos pela unidade móvel do programa em Bragança Paulista.
Em breve serão confirmados data e local para a vinda da carreta, onde as aulas serão ministradas. São vinte vagas para cada curso e para se inscrever é necessário acessar o site http://www.viarapida.sp.gov.br e preencher os dados.
Será dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. Os três cursos exigem ensino médio completo.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
No dia 21 de outubro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Carvalho Pinto, foi recebido em São Paulo pelo subsecretário estadual de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Marco Antônio da Silva, para acertar a vinda da carreta ao município.
Saiba mais sobre os cursos:
Aplicação em Acionamento Industrial
O objetivo do curso é capacitar o aluno para atuar em instalação, montagens e manutenção de sistemas de acionamento elétrico industrial, identificar as características e funções dos sistemas e dispositivos de acionamentos elétricos usados na indústria, além de fazer a sua parametrização, respeitando normas técnicas, de saúde, meio ambiente e segurança.
Redes para Automação Industrial
O objetivo do curso é capacitar o aluno no processo de planejamento e configuração de uma rede para automação industrial, com os principais dispositivos como hubs, roteadores, transceiver, repetidoras, switches e gateways. O curso também qualifica o estudante a analisar e definir as melhores redes e sistemas de controle com uso de protocolo digital de comunicação, no detalhamento de projetos e manutenção em redes industriais, tais como: Foundation Fieldbus, Profibus PA, HART, Modbus, Device Net, Profibus DP, ASI-Bus, e outras redes industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental.
Sistemas de Automação e Controle
O objetivo do curso é capacitar o aluno para atuar como auxiliar na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. O curso também qualifica o estudante a realizar a manutenção, medições e testes em unidades de produção automatizadas, programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando normas técnicas, de saúde, meio ambiente e segurança.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista