Os proprietários rurais de Pouso Alegre que ainda desejam se inscrever para a Operação Estiagem 2015, também conhecida como Projeto “Barraginhas”, tem até a primeira quinzena de janeiro de 2016 para procurar a Gerência de Recursos Hídricos de Pouso Alegre, situada à Rua Major Augusto Libânio, 35, Centro, ou entrar em contato pelo telefone (35) 3449-4099.
O objetivo é implantar bacias de contenção de águas de enxurradas em propriedades rurais, sem nenhum custo para o proprietário, mediante cadastramento e apresentação de cópia e original do Registro do Imóvel Rural em nome do proprietário, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de Residência e assinatura do Termo de Anuência.
Ao todo, 16 propriedades, localizadas nos bairros Cajuru, São José do Pantano, Gabiroval, Canta Galo, Afonsos, Imbuia, Brejal e Cervo, já receberam as atividades.
O projeto vai contribuir para diminuir os danos ambientais e garantir melhores condições aos proprietários e produtores rurais em períodos críticos de escassez hídrica, quando poderão utilizar a água acumulada para matar a sede de animais e contribuir com a agricultura familiar. Também contribuem para a melhoria das estradas vicinais e aumento da vazão de mananciais, aumentando a oferta de água.
As Barraginhas são pequenas bacias de captação de águas da chuva e de enxurradas, que estão sendo construídas na zona rural do município, sem interferência em Áreas de Preservação Permanente (APP), de forma a propiciar a infiltração lenta destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e do assoreamento, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos.
A ação está sendo promovida em parceria entre a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Governo, Ministério Público e Comitê de Articulação para Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos e Ações Ambientais.
O recurso de R$ 90 mil que está sendo utilizado para o desenvolvimento dos trabalhos foi conquistado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com apoio do Ministério Público, na pessoa do Promotor Dr. Ricardo Linardi.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Douglas Vieira, este projeto é de extrema importância e só foi possível com o apoio do Ministério Público. “O projeto é fundamental para garantirmos água de qualidade na zona rural e a iniciativa somente foi possível devido ao empenho dos integrantes do Comitê de Articulação e a participação do Dr. Ricardo Linardi, que tem sido um grande parceiro nas questões do meio ambiente em Pouso Alegre” destaca.