O Senai de Extrema está com inscrições abertas para o curso Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica. Os cursos são noturnos e tem 18 meses de duração. O valor investido é de R$ 336,60 por mês e as matrículas serão realizadas até o dia 29 de fevereiro. Vagas limitadas.
Os cursos técnicos oferecem várias opções para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio e deseja se especializar em setores industriais de alta empregabilidade. Além de serem uma ótima forma de impulsionar a carreira, os cursos técnicos otimizam o tempo de estudo e favorecem o retorno do investimento com mais rapidez.
Em entrevista os instrutores Petri Toledo Nogueira, técnico em eletroeletrônica e o instrutor Daniel Gonçalves Teixeira Filho, técnico em Mecânica formado pelo Senai, falaram sobre os cursos, área de trabalho e público alvo.
De acordo com o instrutor técnico Petri o curso de técnico em eletroeletrônica é voltado para área do trabalho com eletricidade. Hoje a indústria necessita deste profissional técnico, o curso em si prepara o profissional para o que a indústria necessita aqui na região. As disciplinas são organizadas de forma a atender o que a indústria necessita. Um grande diferencial é a eletricidade predial que hoje está em alta.
O curso tem como base preparar o profissional para o que ele vai encontrar na indústria, que é a interação com a tecnologia, pois hoje as indústrias estão totalmente automatizadas, com motores, sensores, dispositivos hidráulicos, pneumáticos, portanto o curso prepara o aluno para que ele compreenda, atue e eventualmente faça a manutenção seja ela preventiva ou corretiva, interagindo com esse nível tecnologia.
O Senai conta com um laboratório equipado com eletricidade predial, comandos elétricos, automação que trabalha o CLP (Controlador Lógico Programado) indispensável em qualquer linha de produção, inversores de frequência e eletrônica onde o aluno trabalha diretamente na bancada.
É importante frisar que o curso também oferece o “sistemas embarcados”, é um diferencial, pois não só na indústria, mas a automação residencial tem crescido muito e no curso o aluno é preparado para compreender e fazer projetos de automação residencial. Assim o aluno é preparado também para trabalhar como autônomo, não se prendendo apenas na indústria.
O curso técnico em eletroeletrônica tem uma carga horária de 1200h, com duração de 18 meses. No curso o aluno vai aprender a desenvolver, instalar e manter sistemas eletroeletrônicos de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.
“O aluno do Senai é um profissional em potencial”, enfatizou Petri.
No curso de mecânica, também com carga horária de 1200h, o aluno vai aprender a atuar na elaboração e desenvolvimento de projetos, definir e aplicar processos de produção mecânica, planejar e realizar a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos segundo normas técnicas, considerando padrões de qualidade, saúde, segurança no trabalho e meio ambiente.
Segundo o instrutor técnico em mecânica Daniel Gonçalves Teixeira Filho, no curso de mecânica o aluno irá interagir no dia a dia junto com a eletrônica, são dois técnicos que trabalham em conjunto dentro da indústria. No curso o aluno irá aprender e conhecer os equipamentos, as tecnologias de materiais, ácidos, cerâmicas, polímeros que estão em evidência no mercado. No laboratório irá aprender a trabalhar com usinagem, contorno, fresadora, CNC, área de solda, laboratório de manutenção, gestão de manutenção, planejamento, controle de custo, tipos de manutenção. Ler, interpretar e fazer desenhos. Sistema hidráulicos, pneumáticos, projetos, processo de fabricação, desenho assistido por Cad.
Atuar no mercado não apenas dentro da indústria, mas também como representante comercial, autônomo. Essa área técnica tem um potencial muito grande, com um campo de trabalho bastante abrangente.
Os dois cursos oferecem as disciplinas de matemática aplicada e comunicação, dando suporte para este profissional fazer um curso superior de engenharia.
Os cursos são reconhecidos pelo MEC, podendo registrar o certificado no CREA, onde o profissional poderá assinar documentação de projetos como responsável.
Outra disciplina dos cursos é a gestão de projetos, que é trabalhado no curso como um TCC, mas a intensão é criar uma rotina de como é trabalhar um projeto, com cronograma, desenho técnico, separação de tarefa, normas, material etc.
Outro foco é no uso de EPIs, não só como utilizar, mas também o porquê de utilizar.
Para matricular-se nos cursos o requisito mínimo é o aluno estar matriculado no ensino médio, o curso tem facilidade em fornecer o conhecimento, onde tanto iniciantes, quanto quem já tem algum conhecimento podem interagir e se adaptar ao conteúdo.