A Prefeitura de Extrema, por meio da Gerência de Turismo e da Secretaria de Obras, em parceria com o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas seguem com o acompanhamento das obras de construção do Portal de Minas “Casarão Mineiro” – prédio que abrigará a Sede do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas.
A implantação deste projeto se efetivou com recursos advindos do Ministério do Turismo e Prefeitura de Extrema, sendo que o terreno para a instalação desta estrutura foi doado pelo Sr. Joaquim Pereira dos Passos Neto.
É de se destacar que para complementar os recursos colocados pelo Ministério do Turismo à disposição do município (R$390.000,00) para a execução deste projeto, a Prefeitura de Extrema investiu um valor de contrapartida de R$ 221.983,68 sem contar iluminação, paisagismo, pavimentação externa e equipamentos mobiliários.
O Portal de Minas está localizado em ponto estratégico, às margens da BR 381 (Fernão Dias), na altura do quilômetro 942 e servirá ao município para receber bem os turistas que buscam o Turismo de Aventura, o Ecoturismo e o Turismo Rural entre outras atividades oferecidas.
Para o prefeito Dr. Luiz, o Casarão de Minas será um capítulo à parte na história do Turismo de Extrema, pois além de ser a sede do Circuito, será a apresentação do potencial turístico de Minas. “Mais uma vez, Extrema se firma como o Portal de Minas”.
O referido projeto também contribuirá para a divulgação do patrimônio cultural de Extrema uma vez que esse espaço será equipado para oferecer e divulgar os produtos turísticos da região bem como seu artesanato, culinária e manifestações culturais.
Não obstante, a importância e alcance deste projeto transcendem o âmbito regional uma vez que a execução deste projeto, ou seja, a construção da Sede do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas proporcionará um espaço hoje inexistente, para o fomento do turismo regional e consequentemente estadual.
João Batista, vice-prefeito afirma: “O Turismo em Extrema vem crescendo e ganhando força. A cada obra, a cada evento, a cada novo empreendimento o setor se firma como um grande gerador de renda e de oportunidades. O Casarão, irá coroar o trabalho de todos os envolvidos e será mais um impulsionador.”
De acordo com Ana Paula Odoni, Gerente de Turismo de Extrema, “A previsão para conclusão da obra é junho de 2016. A implantação deste projeto significa uma grande conquista para o turismo local. Com efeito, Extrema viu nascer o Circuito Serras Verdes e aqui abrigou a sede nos seus anos iniciais de existência. Agora temos a honra e o privilégio de receber de modo definitivo sua sede que muito contribuirá para o fomento do turismo regional e estadual”.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema