Diversas ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, funcionários e munícipes. Conversamos com o secretário de saúde Mauro Rossi a respeito das ações ao combate do mosquito e sobre a entrega da UBS.
De acordo com o secretário, foi implementado no município, por determinação da Secretaria Regional de Saúde, o Comitê Municipal de Saúde, para discutir as ações no combate ao mosquito. O Comitê é composto por diversas áreas da sociedade, sendo multidisciplinar. Fazem parte do comitê: líderes da comunidade, agentes de saúde, médicos, polícia militar, polícia civil, vereadores, funcionários das secretarias do município.
O Comitê realiza reuniões as segundas-feiras, estando já em sua nona reunião discutindo sobre as ações a serem todas, focos, notificações etc. As reuniões estão acontecendo semanalmente no mês de março. Passará para a cada 15 dias e posteriormente uma vez ao mês.
Com essas ações surgiu a ideia de premiar os moradores que colaborarem na prevenção. Para ser presenteado, o morador não pode receber nenhuma orientação na hora da vistoria de sua casa, ou seja, se os agentes não encontrarem nada de errado na casa que possa se transformar em um possível foco para o mosquito, o morador ganha um selo. O morador só recebe o adesivo quando o agente de combate a endemias avalia que o local está 100% seguro. O adesivo é a “prova” e a recompensa para o morador que está fazendo a parte dele.
“O interessante é criar uma disputa sadia entre os moradores. Meu vizinho tem eu também quero ter. O selo identifica que na residência está tudo certo, que a residência está de acordo. O vizinho fica mais tranquilo e também quer fazer parte desta ação. A intensão do selo é essa”, disse o secretário de saúde.
Outra ação em parceria com a Energisa foi a distribuição de panfletos que informa ao morador um número de telefone para agendar uma visita dos agentes.
A FAEX também está apoiando as ações e realizou palestras aos estudantes e trote solidário, atingindo cerca de 1500 estudantes.
E com o apoio dos funcionários da rede municipal de saúde em parceria com a secretaria de educação estão sendo realizadas palestras nas escolas do município.
Outro assunto abordado por Mauro é a entrega das novas UBS, que passaram por adequações, de acordo com o padrão das outras unidades, com mobília nova, numa estrutura com mais qualidade e comodidade para os profissionais que atuam nas UBS e principalmente para a população. As UBS também contarão com consultório odontológico.
Estão em fase de finalização e em breve serão inauguradas para a população, a UBS do Godói, dos Pessegueiros e dos Tenentes. A UBS do bairro Ponte Nova já está aprovada e iniciada as obras de fundação e também será inaugurada em breve.