De acordo com informações obtidas com a assessoria de imprensa da prefeitura de Extrema, nos dias 3 e 4 de Maio, a Gerência de Turismo, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a Esfera Consultoria promoveram a 2ª Oficina do Processo Participativo de Atualização do Plano Municipal de Turismo. O encontro aconteceu das 13h00 às 17h30 no Hotel Extrema Club (Estrada dos Tenentes km 2,5) e teve como tema a Revisão do Prognóstico.
Estiveram presentes empreendedores da cadeia produtiva do turismo, membros da comunidade e representantes do poder público. Nesta reunião, foram revisados os intentos estratégicos (Missão, Visão, Valores e Objetivos) e atualizadas as diretrizes e linhas de ação. O Plano Municipal de Turismo, entendido como ferramenta de planejamento e gestão, irá conduzir durante o período de 2017 até 2020 os rumos da atividade turística em Extrema em consonância com a política pública estadual e federal.
A abertura do processo de atualização do PMDTS ocorreu em 16 de Março de 2016 em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo. Nessa ocasião, foi formada a Comissão Gestora do Processo Participativo de Atualização do PMDTS que irá conduzir o processo. Fazem parte desta comissão gestora empreendedores dos setores de meios de hospedagem, meios de alimentação, da Administração Municipal, entidades e associações de turismo e Circuito Turístico Serras Verdes. A primeira oficina ocorreu em 5 e 6 de Abril e resultou em trabalhos que terão continuidade nos próximos encontros.
Dando continuidade ao processo, a Gerente de Turismo, “Convida os empreendedores da cadeia produtiva do turismo e os membros da comunidade para participar dos encontros que serão realizados nos dias 30 e 31 de maio. Ajude a formatar o Plano Municipal de Turismo de Extrema. Exerça sua cidadania e ajude a construir o futuro do turismo de Extrema’’.