Quando falamos sobre doenças de boca é essencial se prevenir. Visitar o dentista regularmente é fundamental para qualquer pessoa em qualquer idade.
Esse cuidado com a boca é ainda mais importante pra quem já foi diagnosticado com outros tipos de neoplasia maligna. Os pacientes que vão se submeter a tratamentos como quimioterapia e radioterapia precisam visitar antecipadamente o dentista para evitar possíveis focos de infecção. O paciente oncológico pode ter manifestações desagradáveis na boca provocadas pela quimioterapia que aparecem logo após o início do tratamento, como a diminuição da saliva e sensação de boca seca (que causa dificuldade de falar, de comer e engolir), inflamação e dor na mucosa bucal, aumento das bactérias causadoras de cáries e gengivite, infecções, herpes, entre outros.
Hoje em dia, existem muitos produtos farmacêuticos para ajudar a amenizar esses problemas, como os que podem substituir a saliva, cremes dentais especiais, enxaguantes anti-inflamatórios, antitártaro, anticáries, etc.
Apenas escovar os dentes no horário correto não garante a prevenção de todas as doenças. Caso perceba qualquer coisa diferente em sua boca como, por exemplo, feridas, manchas, inchaço, dor nos dentes e gengivas, caroço na bochecha, enfim qualquer anormalidade procure um profissional odontológico.
No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos, disponibilizando remédios, terapias, entre outros. Faça-nos uma visita na Avenida Rui Barbosa, 164 – Centro de São José dos Campos-SP. Telefone: (12) 3921-2001. Visite nosso site: www.gapc.org.br