Campanha Multivacinação: Pais tem até dia 30 de setembro para vacinar seus filhos

Começou no último dia 19 a campanha Multivacinação em todo o país, sábado, dia 24 de setembro, aconteceu o Dia D de Mobilização e da atualização do cartão de vacinação. Este ano, a ação é voltada para menores de cinco anos e para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite.

Em caso de dúvida, durante a campanha de atualização do cartão de vacinação que vai até o dia 30 de setembro, basta levar o cartão da criança a um posto de vacinação. Entretanto, nem todas as crianças deverão ser vacinadas, somente as que estão com ela em atraso.

As doses devem ser aplicadas nas seguintes idades:

2 meses (VIP- vacina inativada)

4 meses (VIP- vacina inativada)

6 meses (VIP- vacina inativada)

15 meses (VOPb – vacina oral)

4 anos (VOPb – vacina oral)

Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que serve tanto para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões). Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

Cartão de Vacinação
Trata-se de um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. No entanto, adolescente e adultos também devem manter suas vacinas em dia.

Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas.

Locais de vacinação:
Extrema: No Centro de Vigilância em Saúde, na Rua Presidente Kennedy, 355, (Antigo P.A.), serão vacinados todos os dias até dia 30 de setembro. Serão atendidos apenas no CTA das 7h10 às 16h45.

Itapeva: Posto de Saúde de Itapeva, das 08 às 17h. Na zona rural.

Pouso Alegre: UBS Belo Horizonte, UBS Pão de Açúcar, UBS Fátima, Puericultura, UBS Esplanada, UBS Colinas Santa Bárbara, CAIC São João, ESF São João, CAIC Arvore Grande, UBS Yara, Unidade Materno Infantil, UBS São Cristóvão, UBS Pantano São José, UBS Cruz Alta, UBS Cidade Jardim, Unimed, UBS Foch, UBS Faisqueira, ESF São Geraldo e no ESF Vergani.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>