A história da Paradiso Culinária Italiana começa com seus antepassados, ainda na Itália. De acordo com Alexandre Manfredi, descendente de uma família italiana, da cidade de Mondovì, província de Cuneo, no Piemonte, com grande tradição no ramo hoteleiro-gastronômico, tudo começou com Anna Cuniberti Ellena, que em 1874 inaugurou o Albergo Dell’Angelo, em Vicoforte.
Posteriormente, em 1918, Palmira Ellena Manassero, bisavó de Alexandre, abre o hotel Tre Limoni D’Oro em Mondovì. Este último era chamado assim em homenagem às suas três filhas: Caterina, Anna Maria, e Maria Rosa . Ambos os hotéis possuíam um restaurante próprio, que atendiam hóspedes e viajantes.
Várias receitas faziam grande sucesso, entre elas: Manteca del nonno Marco; Patè di fegato dei Tre Limoni; Torta di mele Maria Ellena; Agnolotti di Zia Vica; Cappelletti di Zia Anna e Coniglio in Salmi.
Em 1951, após a Segunda Guerra, seu nonno geômetra Silvio Manfredi e sua nonna Anna Maria, com seus filhos, se mudam para São Paulo no tranquilo bairro de Santana, zona norte da capital.
“Logo minha nonna conquista o paladar de parentes, amigos e vizinhos com sua deliciosa culinária piemontesa, tornando-se mestre de banquete das festas anuais da então Associação dos Piemonteses de São Paulo chamada Famija Piemontesa, que se uniria mais tarde ao Circolo Italiano de São Paulo”, comentou Alexandre.
Manfredi sempre seguiu as tradições italianas da família e movido por um grande amor pela nonna, sempre procurou acompanhá-la à beira do fogão, sempre observando seu modo de trabalhar e com quanta paixão ela preparava as refeições das reuniões familiares.
Por volta do ano de 2000, sua avó decide retornar a Itália, já com 84 anos de idade, foi quando Alexandre fez um pedido, que o ensinasse seus truques e receitas. Ela ficou emocionadíssima e passaram 4 dias cozinhando juntos. “Eu anotava tudo e guardava na memória os sabores e os aromas”.
Foi a partir desse momento único que começa a trajetória da Paradiso Culinária Italiana que tem como base a tradição dos antepassados, mas emprega modernas técnicas de produção, armazenagem e transporte de alimentos.
Alexandre Manfredi, sua esposa Joyce, os filhos Silvio e Ana Carla são a base do buffet. E possuem uma equipe de colaboradores profissionais que atendem em eventos de várias dimensões, podendo chegar a 600 pessoas.
Os eventos realizados são: casamentos, aniversários, bodas, confraternizações empresariais e particulares, tudo realizado com capricho, pontualidade, tradição e fartura.
A Paradiso ganhou o selo de qualidade Ospitalità Italiana, que é dado somente àqueles restaurantes que seguem os padrões culinários e de receptividade italianos (modo italiano de cozinhar e atender as pessoas).
“A base dessa ospitalità é a “mesa”, pois é na mesa que depositamos sentimentos, nos alimentamos, fechamos negócios, brindamos casamentos, nascimentos, rimos, brincamos, estamos ao lado de quem amamos”, enfatizou.
O prêmio foi concedido pelo Governo Italiano, das mãos do Presidente da Câmara do Comércio de Cuneo, Sr. Ferruccio Dardanello.
A Paradiso Culinária Italiana atende toda a região bragantina e Sul de Minas, com cardápios variados entre eles as especialidades italianas como: pizza, risoto, saladas, carnes e massas.
“Em nosso buffet você encontra uma família com tradição gastronômica centenária, comida gostosa e com fartura, servida com a hospitalidade apaixonada que só os italianos sabem fazer”, finalizou Alexandre Manfredi.