Estudantes de cursos técnicos de Mecânica e de Pintura Automotiva mostrarão as habilidades profissionais ao personalizar o motor, a suspensão, o som e as cores do veículo
Durante as provas, os competidores terão de personalizar um carro zero quilômetro, com câmbio manual de cinco velocidades, motor 1.6. e quatro portas selo OCSeis equipes, formadas por estudantes dos cursos técnicos de Mecânica e de Pintura Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI), participarão do desafio Tuning, da Olimpíada do Conhecimento 2016, que ocorre entre 10 e 13 de novembro, em Brasília. Durante as provas, os competidores terão de personalizar um carro zero quilômetro, com câmbio manual de cinco velocidades, motor 1.6. e quatro portas.
O tuning de automóveis, que virou hobby de muitas pessoas por causa das corridas de Stock Car, é hoje uma exigência do consumidor que, cada vez mais, procura um veículo com características mecânicas e acessórios que atendam necessidades e preferências pessoais. Atualmente, a indústria automobilística oferece um grande número de peças e acessórios para customização. O setor de serviços também se especializou e há um grande número de lojas e sites voltados à personalização de veículos.
As equipes de quatro estudantes são de Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Sergipe. Eles poderão fazer mudanças no motor, na suspensão, no som e na pintura do carro. Cada equipe terá o mínimo de 16 horas e o máximo de 20 para tunar o automóvel.
O trabalho precisa seguir alguns critérios. A personalização da pintura, por exemplo, deve alcançar pelo menos metade do veículo. O capô deve receber pintura personalizada que será executada durante a competição. A instalação completa do sistema de som também será feita durante a Olimpíada do Conhecimento. Alterações nas rodas e pneus são permitidas, desde que sejam respeitadas as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
TÉCNICA E CRIATIVIDADE – Para fazer as mudanças nos carros, os alunos precisam aplicar todo o conhecimento adquirido nos cursos técnicos. O trabalho da equipe será avaliado a partir das técnicas aplicadas para tunar o automóvel. Por exemplo, a pintura do capô não pode ter bolhas. Conta pontos até o uso do equipamento correto para fazer a pintura. Tudo será avaliado por técnicos do SENAI e de empresas como Fiat, Bosch, BMW e Axalta, uma das líderes mundiais em pintura automotiva. O visitante também poderá votar na hora e escolher o melhor projeto.
Também serão considerados o funcionamento e a execução do projeto, além do design e da originalidade. As habilidades técnicas e pessoais exigidas no tuning são indispensáveis para os profissionais que atuam na indústria automobilística e nas oficinas mecânicas, afirma o especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI Jeferson Mateucci.
Para rebaixar um carro, por exemplo, é preciso entender de suspensão, alinhamento, amortecedor e até das regras do Contran. Tudo que é ensinado nas salas de aulas do SENAI. Já para mudar o som, é preciso conhecer toda a parte elétrica e eletrônica do carro.
Segundo Mateucci, ao propor o desafio do tuning na Olimpíada do Conhecimento, o SENAI pretende mostrar aos jovens diversas opções de cursos e como a educação profissional é importante para a construção de uma carreira. “Em sala de aula, o aluno aprende várias competências”, explica.
Cada equipe pode personalizar o carro como quiser, seja para modelos de corrida ou passeio. No entanto, os carros customizados não serão vistos pelas ruas. É que depois da Olimpíada do Conhecimento, os veículos retornam para as escolas do SENAI e serão utilizados em aulas dos cursos técnicos.
TUNING NO MUNDO E NO BRASIL – Os primeiros registros de adaptações de veículos apareceram logo depois da Segunda Guerra Mundial, devido às restrições econômicas provocadas pelo conflito. Mas foi a partir de grandes competições esportivas, como a Stock Car, que o tuning se popularizou. Inicialmente, o campeonato de automóveis modificava carros de passeio para usar nas corridas, mas agora os veículos já são fabricados exclusivamente para a competição.
No Brasil, o tuning ganhou projeção com o filme norte-americano Velozes e Furiosos, de 2001, no qual um policial se infiltra no mundo das corridas ilegais de carros tunados em Los Angeles, nos Estados Unidos.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.
Por Sirlei Pires
Da Agência CNI de Notícias