Na última quarta-feira, dia 08 de fevereiro alunos da E.E. Dr. Moreira Brandão, com o apoio de pais e responsáveis fizeram uma manifestação pacífica pelas ruas do município com o intuito de chamar a atenção das autoridades para o não fechamento do 1º ano do ensino médio da escola.
De acordo com pais e alunos, que procuraram a redação do jornal O Registro, a matrícula para o ano letivo de 2017 foi realizada normalmente e no primeiro dia de aula os alunos foram surpreendidos com a notícia de que a escola está caminhando para o fechamento do 2º grau, que este ano não haverá o primeiro ano; no próximo ano (2018) o 2º ano e em 2019 não haverá mais o ensino médio na escola.
Segundo os próprios alunos e alguns pais, eles ficaram revoltados e preocupados com a superlotações das escolas que sobraram e fizeram essa passeata pelas ruas da cidade, mostrando aos camanducaienses que a escola tem uma boa infraestrutura, diretora, professores e alunos excelentes.
Em nota de esclarecimento, a Prefeitura Municipal informou que apoia o direito democrático de protesto, e ressalta que não tem responsabilidade sobre a reivindicação em questão, e nem autonomia para interferir em uma decisão da Superintendência de Ensino. Os alunos não estão sem escola, a vaga está garantida na Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar.
O jornal entrou em contato com a Superintendência de Ensino, e a superintendente Andrea Adão informou que em relação a matrículas na rede pública estadual e municipal em Camanducaia, não faltam vagas.
De acordo com a superintendente as unidades escolares públicas comportam a demanda. Tendo por base as Diretrizes da Secretaria de Estado de Educação, o Plano de Atendimento 2016/2017 do município de Camanducaia foi discutido, no ano passado, com os Diretores das Escolas Estaduais Doutor Moreira Brandão, Virgínia Marcondes Escobar e Verner Grinberg, juntamente com o Serviço de Inspeção Escolar e a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, sob a presidência da Secretária Municipal de Educação. Ficou sob a responsabilidade de cada gestor escolar a divulgação às comunidades escolares das propostas apresentadas e registradas em ata da reunião.
Os parâmetros apresentados e acordados foram: a) reorganização gradativa do atendimento pela rede estadual dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em combinação com a oferta dos mesmos níveis na rede municipal, na sede do município; b) oferta dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Doutor Moreira Brandão; c) oferta do Ensino Médio na Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar; d) manter os atuais níveis de ensino na Escola Estadual Verner Grinberg, no Distrito de Monte Verde; e) anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal.
Assim, cumprindo o Plano de Atendimento, até 2019 a Escola Estadual Doutor Moreira Brandão passará a atender exclusivamente os anos finais do Ensino Fundamental, deixando de matricular alunos no Ensino Médio; e a Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar passará a atender exclusivamente o Ensino Médio, deixando de matricular alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.
O objetivo, segundo a superintendência de ensino, não é paralisar atividades das escolas estaduais, mas sim evitar turmas pequenas das mesmas séries em duas escolas estaduais, caso continuem a oferecer as mesmas turmas, considerando a diminuição a cada ano da demanda de alunos na rede estadual, em vista de o dever do gestor público de planejar da melhor maneira a utilização dos recursos humanos, financeiros e do patrimônio público, sem descuidar da melhoria pedagógica.
Tendo em vista que a Escola Estadual Doutor Moreira Brandão enfrentou dificuldades administrativas, em 2016, passando por 03 (três) diretores diferentes no período de janeiro a setembro, entendemos que as famílias estão se sentindo inseguras quanto ao atendimento da escola, optando por transferir seus filhos dos anos finais do Ensino Fundamental para a rede municipal, diminuindo o interesse pela matrícula na rede estadual e contrariando o planejamento acordado no município.
“No dia 17 de janeiro do corrente ano realizamos mais uma reunião de negociação com as Diretoras das escolas estaduais, reafirmando a necessidade de o atendimento ser reorganizado no município, para não termos turmas pequenas em duas escolas estaduais.
Assim, os alunos que em 2016 concluíram o 9º ano na Escola Estadual Doutor Moreira Brandão, deverão ser matriculados no 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar, como é de conhecimento das Diretoras das duas escolas desde 9 de dezembro de 2016. Ambas tiveram a incumbência de notificar os pais e responsáveis e de tomar as devidas providências”, finalizou a superintendente Andrea Adão.