Na Semana da Saúde da Mulher em comemoração ao dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, Secretária de Saúde de Extrema promoveu atividades diferenciadas nas Unidades Básicas de Saúde (PSFs E UBS).
O PSF da Vila Esperança realizou durante a semana, do dia 06 ao dia 09 de março, atividades com objetivo de levar informações às mulheres para a melhoria da saúde e consequentemente da qualidade de vida, reforçando autoestima das mulheres para estarem atentas aos cuidados com saúde.
De acordo com o enfermeiro chefe Leandro Cardoso, durante a semana foram realizados: Na segunda–feira foi oferecido um belíssimo café da manhã comunitário, roda de conversa sobre prevenção de doenças cardíacas (Hipertensão, diabetes, colesterol, tabagismo e obesidades) fatores de ricos, sinais e sintomas das doenças cardíacas com os Enfermeiros Leandro e Taina. Durante a tarde ficou por conta da maquiagem, dicas de beleza e limpeza de pele com Raphela Vasconcellos, na sala de espera conversamos com as mulheres sobre a prevenção e cuidados com a dengue, e oferecemos a vacina antitetânica para atualização da caderneta de vacina.
Na terça-feira, foram realizadas atividades físicas com Educador físico Rafael do Nasf e logo após uma palestra sobre infecção de urina, sendo uma queixa recorrente das mulheres, foi realizado pela fisioterapeuta Bianca do Nasf. Roda de conversa sobre importância da alimentação, e alimentos que ajudam as mulheres na menopausa e no climatério com a Nutricionista Karen do Nasf. No período da tarde nosso grande amigo André Lodi realizou uma palestra sobre Auto Estima para as mulheres e levando um pouco mais de alegria para todas.
Na quarta- feira foi oferecido café da manhã, rosas para todas, e Palestra sobre Climatério, menopausa e mioma com o Dr. Marco, palestra sobre sangramento anormal na mulher com Dr. Nicásso Vale. No período da tarde roda de conversa sobre saúde bucal das mulheres com a Dra. Cynthia Olivotti e logo em seguida artesanato com a Margareth Riano.
Na quinta-feira foi realizada roda de conversa sobre sentimentos e dores e quando as mulheres começaram a tomar medicamentos para ansiedade e depressão com a psicóloga Bruna do Nasf. Durante a tarde todas as mulheres receberam homenagem das alunas nono ano da Escola João Orsi.
“Gostaria de agradecer a toda equipe, agradecer a todos colaboradores e as mulheres que participaram, uma semana de grande valor, conhecimento para todas as mulheres do bairro”, finalizou Leandro Cardoso.