Companhia Damas em Trânsito e os Bucaneiros mostra Espaços Invisíveis na praça central de Bragança Paulista

Após temporada bem-sucedida na Capital, grupo com dez anos de estrada se apresenta gratuitamente neste final de semana

 

A companhia Damas em Trânsito e os Bucaneiros mostra o espetáculo de dança e música Espaços Invisíveis de graça, somente neste final de semana, dias 18 e 19 de março, às 12h30, na praça Raul Leme, em frente à Igreja Matriz Catedral, em Bragança Paulista. Com direção de Alex Ratton, os bailarinos Carolina Callegaro, Clara Gouvêa, Ciro Godoy, Luciana Bortoletto e Larissa Salgado tocam em cena acordeom, bateria, violino e percussão enquanto enchem os olhos do público com os movimentos da coreografia. A trilha é orquestrada ao vivo pelo pianista Gregory Slivar.

A performance é inspirada na cidade de São Paulo, em sua relação com os habitantes, ritmo e lugares. As possibilidades de viver e pensar o espaço habitado que os artistas propõem trocar com o público – não a metrópole real, mas a imaginária e sentida, remetem às cidades invisíveis, de Italo Calvino. O público ficará livre para percorrer o espaço. “Todo mundo estará no meio da cena. Queremos provocar a sensação de descoberta como a de quem chega a uma cidade nova com olhar curioso”, afirma o diretor Alex Ratton.

Os figurinos de Fause Haten foram desenvolvidos com roupas já confeccionadas. “Uma saia é feita com uma camisa ou por várias saias, por exemplo; e camisetas viram tecido para outra peça. Inspirado pelas interferências artísticas dos bailarinos na cidade, peguei roupas de outras pessoas que andaram pelas ruas para grudar no corpo deles, em visuais híbridos, de feminino e masculino, de criança, punk, esportivo e glamouroso”, explica o estilista.

Além das apresentações, a companhia oferece um workshop da técnica Contato-Improvisação para estudantes e profissionais de dança e teatro, neste sábado, às 16h, no Centro Cultural Geraldo Pereira. A oficina gratuita abordará os princípios fundamentais da técnica do Contato Improvisação, partindo da exploração de movimento e da relação com peso, gravidade e apoios do corpo no chão e no corpo do outro, o parceiro da dança de contato. A duração é de três horas. São 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (11) 4034-3337.

Sobre a companhia Damas em Trânsito e os Bucaneiros / www.ciadamasemtransito.com.br

Iniciou seus trabalhos em 2006, no Bexiga, em São Paulo. “No começo eram quatro meninas e eu como diretor, surgiu então o nome Damas em Trânsito porque tínhamos o desejo de dançar em lugares públicos e abertos sem a divisão palco/plateia e também porque queríamos viajar. Logo depois entraram dois rapazes que resolvemos chamar de Bucaneiros para misturar com o formal Damas, mas aqui todos temos nossas porções de damas e piratas”.  Quem conhece a trupe sabe que sua proposta é atingir quem não costuma frequentar teatros, contribuindo para a formação de público através da ocupação de espaços não convencionais.

O grupo pesquisa improvisação em dança e em música e como a arte cênica pode ocupar os espaços públicos da cidade – ruas e praças, por exemplo –, se relacionar com eles e seus habitantes, e a partir disto, discutir as relações do indivíduo com os lugares que ele habita e com os coletivos dos quais faz parte. Assim, investiga maneiras de construir uma relação mais íntima com o público, procurando diminuir o distanciamento entre este e o artista e a obra. Para comemorar seus dez anos de estrada, o grupo realizou em São Paulo em 2016 uma mostra de repertório com os espetáculos Espaços Invisíveis (2013); Lugar do Outro (2011), Duas Memórias (2010), Ponto de Fuga (2008/2015) e Puntear (2007), além do vídeo-dança Sobre Ruas e Rios (2014).

Ficha técnica: Direção: Alex Ratton Sanchez. Intérpretes-criadores: Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Laila Padovan, Larissa Salgado e Gregory Slivar.

Intérprete convidada: Luciana Bortoletto. Produção: Paula Sassi. Assistente de produção: Mariana Pessoa. Direção musical: Gregory Slivar. Figurinos: Fause Haten. Divulgação: Macaco Press – Eliane Nielsen e Luciana Cassas. Designer Gráfico: Fernando Sciarra. Concepção: Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros.

Serviço: Espaços Invisíveis – Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Apresentações: dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, 12h30, na praça Raul Leme, em frente à Igreja Matriz Catedral em Bragança Paulista. Grátis. Indicação etária: livre. Duração: 60 minutos.

Workshop Contato-Improvisação:

Dia 18 de março, sábado, 16h, no Centro Cultural Geraldo Pereira, praça Coronel Jacinto Osório, 26, Matadouro, Bragança Paulista. Tel. (11) 4034-3337. Grátis. Público-alvo: estudantes e profissionais de dança e teatro. Duração: três horas.

Fonte: Ascom/Cia Damas em Trânsito

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>