Rede de Proteção Preventiva será implantada no Bairro do Pessegueiro

site_essa-placa

A Rede de Proteção Preventiva (rede de vizinhos) é uma ação entre os moradores em parceria com a Polícia Militar, no sentido de informar e integrar a comunidade com o intuito de evitar que um crime aconteça. É uma tecnologia de prevenção criminal de baixo custo, com resultados a curto prazo, aumentando a sensação de segurança.

Em entrevista ao Jornal O Registro, a responsável pelas redes, Tenente Kenia Débora Rodrigues Sena, do 59º Batalhão da Polícia Militar, falou sobre o projeto.

De acordo com a Ten. Kenia, a Rede de Proteção Preventiva é uma importante rede de prevenção ao crime, na qual explica que existe 03 fatores para que o crime aconteça, o criminoso motivado, ausência de vigilância e comportamento da vítima, conhecido como triângulo do crime.

Com a rede de vizinhos, durante as reuniões esses temas são trabalhados, e a PM orienta os moradores para que estes adotem estratégias para se protegerem, tirando a oportunidade para o infrator atuar.

Através desta rede, cada morador passa a ser uma câmera viva, ou seja, será os olhos da PM naquela localidade, estreitando os laços entre a comunidade e a própria PM.

“Com a rede de vizinhos, ao perceber qualquer atividade suspeita, o vizinho irá acionar a PM de forma mais rápida, e eficaz através do grupo de WhatsApp, ou o militar que coordena aquela rede ou o próprio 190,” comentou a Ten. Kenia

A Ten. Kenia ressaltou que para o projeto funcionar é necessário que as pessoas se sensibilizem, que se formem laços, integração entre os vizinhos. Os vizinhos devem criar grupo de WhatsApp e códigos combinados, como uso de apito, para sinalizar uma atitude suspeita, pessoas, veículos estranhos. E com a formação da Rede de Proteção Preventiva, a PM realiza reuniões com os moradores, onde são orientados sobre medidas de segurança que devem ser adotadas no cotidiano.

“A mola mestre que impulsiona o projeto é a solidariedade”, enfatizou a Ten. Kenia

O projeto tem como objetivo principal formar uma rede que se ajude mutuamente, sendo composta por moradores de determinado bairro, podendo ser adotado por empresa com a mesma filosofia. Para que o projeto obtenha sucesso, cada vizinho deve conhecer os hábitos e manter contato com os vizinhos.

A implantação do Projeto Piloto da Rede de Proteção Preventiva, acontecerá no próximo dia 06 de abril no bairro do Pessegueiro, e o Comandante do 59º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel Robison de Andrade Santos e a Associação de Moradores do Bairro, convidam para solenidade de inauguração, que realizar-se-á na Chácara Paraíso, localizada na Estrada João Ribeiro das Neves.

O bairro do Juncal também já está com o projeto em andamento e a rede de indústrias em fase de desenvolvimento.

Os moradores de outros bairros que tiverem interesse em fazer parte deste projeto, precisam se mobilizar, através das associações de bairros, ou grupo de vizinhos e ir até o 59º Batalhão da Polícia Militar em Extrema e falar com a responsável pelas redes Ten. Kenia.

Seja um cidadão atuante! Solidário! Participe!

TE. Kênia

Ten. Kênia

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>