A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, e com apoio da Secretaria Municipal de Serviços, realizou no último sábado, 01 de abril, mais uma operação “Arrastão de Limpeza contra o Aedes aegypti”.
O Arrastão de Limpeza passou nos bairros Toró, Torózinho, Maranata e Jardim Paturi e a ação ‘Todos juntos contra o Aedes’ nos bairros Jardim Comendador Cardoso, Vila Aparecida, Altos de Bragança, Jardim Santa Rita, Jardim das Paineiras, Jardim Sevilha, Residencial das Ilhas e Residencial dos Lagos.
O objetivo foi intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Foram 79 agentes comunitários e 8 agentes de controle de vetores, além de 3 agentes de apoio nas ruas, realizando visitas e orientações em 1479 residências. Criadouros do mosquito e larvas foram encontrados em 8 recipientes, principalmente nos pratos de plantas, vasos sanitários desativados e pneus inservíveis, eliminados imediatamente durante a ação dos agentes, além de 18 recipientes com água acumulada. Mais de mil residências se encontravam fechadas ou os agentes não foram autorizados a entrar durante o Arrastão.
A equipe da Secretaria Municipal de Serviços, com 19 servidores municipais, percorreu as ruas recolhendo recipientes vazios, como garrafas, potes, latas, vasos sanitários, ou qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito. Foram 14 caminhões de materiais inservíveis recolhidos.
Fonte: DIMP/Prefeitura de Bragança Paulista