Joanópolis se prepara para realizar a 13ª Festa do Divino Espírito Santo 2017

Foto: Leonil Junior

Foto: Leonil Junior

Os festejos de pentecostes têm duração de sete domingos e atrai milhares de Devotos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, juntamente com a secretaria de Turismo e Eventos, apoia a realização da 13ª Festa do Divino Espírito Santo 2017 no município, que começará no dia 23 de abril (1º domingo após a Páscoa) e se encerrará no dia 04 de junho (domingo de Pentecostes).

A festa, promovida pela Confraria do Divino Espírito Santo, é uma tradição católica em Joanópolis, assim como as comemorações de São João Batista. Cada domingo de festa é uma verdadeira maratona, na qual violeiros, cavaleiros e cantantes, realizam cavalgadas, visitações, rezas e cantorias e recebem prendas para o almoço.

Ao final da missa de cada domingo, o grupo se reúne no Império, onde fica a imagem do Divino Espírito Santo e as bandeiras, e em seguida segue rumo a uma das comunidades rurais católicas que já estão confirmadas (ver abaixo).

A Confraria do Divino é responsável pela produção da festa, que atrai anualmente mais de 15 mil pessoas. A comensalidade é uma das funções principais da festa, que consiste em comer e rezar juntos. Neste ano, as comunidades irão oferecer suas comidas tradicionais, sendo uma delas o tradicional Afogado do Divino.

Confira as comunidades rurais católicas confirmadas:

23/04 – Igreja Matriz – Centro – Praça Pe. Domingos Segurado

30/04 – Capela de Nossa Senhora Aparecida – Bairro do Cancan

07/05 – Capela Nossa Senhora do Rosário – Bairro dos Pretos

21/05 – Capela Santa Terezinha – Bairro do Bonifácio

28/05 – Capela de Santo Expedito – Bairro do Paiol grande

04/06 – Confraria do Divino Espírito Santo – Bairro dos Pintos

Fonte: Ascom/Prefeitura de Joanópolis

foto Leonil Junior (1)

Foto: Leonil Junior

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>