A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já começaram a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano os professores da rede pública e privada também foram incluídos no grupo de risco.
A campanha, iniciada no dia 10 de abril, está acontecendo em cinco etapas, nas quais serão vacinadas pessoas dos grupos de risco, sendo eles: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras) e professores.
A partir desta segunda-feira, 17, as UBS começaram a vacinar os idosos acima de 60 anos, conforme o calendário a seguir:
Etapa 1 (a partir do dia 10/04/2017): Trabalhadores de saúde dos hospitais.
Etapa 2 (a partir do dia 17/04/2017): Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Etapa 3 (a partir do dia 24/04/2017): Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos e indígenas.
Etapa 4 (a partir do dia 02/05/2017): Comorbidades.
Etapa 5 (a partir do dia 08/05/2017): Professores e todos os outros grupos anteriores.
Dia 13/05/2017, sábado: Dia “D”.
Na manhã desta segunda-feira, a Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, acompanhada pelo Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Bueno, esteve no Centro de Saúde “Dr. Lourenço Quilicci”, no bairro do Lavapés, para acompanhar o andamento das vacinações. A moradora do bairro do Taboão, Zoraide Alves de Oliveira Bardy, 82 anos, faz parte do grupo de risco e achou melhor se vacinar logo e não deixar para depois “Foi um prazer conhecer a secretária Marina, fui muito bem atendida e já estou vacinada contra a gripe”.
O Ministério da Saúde alerta à população para que não se vacine em cima da hora, é importante se imunizar antes da chegada do inverno, pois a vacina demora quinze dias para garantir efeito. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista