Mais um índice publicado comprova a Administração Municipal de Extrema como sendo de excelência. A edição 2017 do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal faz uma análise sobre a situação das contas públicas municipais do ano de 2016.
Construído exclusivamente com base em estatísticas oficiais declaradas pelos próprios municípios, o IFGF é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.
Esta edição do IFGF analisou as contas de 740 dos 853 municípios do estado de Minas Gerais, onde vivem 19,0 milhões de pessoas – 90,4% da população estadual.
A maior parte das cidades mineiras analisadas apresentou situação fiscal difícil ou crítica em 2016 – respectivamente, foram 477 municípios (64,5%) com pontuação entre 0,4 e 0,6 e 188 (25,4%) com nota inferior a 0,4 pontos. Apenas 75 prefeituras (10,1%) registram boa situação fiscal.
Entre os dez primeiros colocados do ranking mineiro, sete figuram no Top 100 nacional do IFGF. Líder estadual, Extrema conquistou grau de excelência em quatro dos cinco indicadores investigados, com destaque para as notas máximas no IFGF Investimentos, já observada em 2015, e no IFGF Liquidez.
O estudo completo pode ser acessado em www.firjan.com.br/ifgf/
Este é o segundo índice em 2017 que coloca Extrema em número 1 no estado.
No primeiro semestre, o Conselho Federal de Administração publicou o índice de Gestão Municipal de todas as cidades brasileiras e Extrema foi apontada como a 1ª Colocada em Minas Gerais.
O Índice consiste em medir a governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho.
Considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras. O Índice de Gestão Municipal será atualizado anualmente.
Os municípios foram divididos em quatro grupos:
Até 20 mil habitantes
Entre 20 e 50 mil habitantes
De 50 a 100 mil
Acima de 100 mil habitantes
Na classificação geral aparece a cidade paulista de Ilhabela que recebeu a primeira colocação no estado de SP e também no Brasil.
Extrema aparece como a 1ª colocada em Minas Gerais e a 36ª no país, sendo seguida pela capital mineira, Belo Horizonte em 2º lugar.
Entre os 10 primeiros colocados em Minas Gerais apenas duas cidades Sul Mineiras aparecem: Extrema em 1º lugar e Varginha em 10º.
Acesse o link abaixo e confira o estudo completo:
http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema