Nesta quinta-feira, dia 07 de Setembro comemorou-se a Independência do Brasil. “Mas há motivos para comemorar? Diante de tantos acontecimentos, que nos envergonham e nos entristecem, vamos comemorar o quê? Mas o Brasil não é somente políticos! O Brasil é político bom! É o povo trabalhador! É a alegria que transpõe as dificuldades com criatividade. O Brasil é Sol, mar, matas e cachoeiras. Hoje é dia 07 de Setembro, Dia da Pátria, da Independência, de dizer que apesar de tudo, Somos Brasileiros!” E foi com esse discurso, da coordenadora de educação Giovana Zecchin que se deu o início as comemorações em Extrema.
Estavam presentes o Prefeito Municipal João Batista da Silva e a primeira-dama, diretora da Faex, Faculdade de Extrema, Sra. Terezinha Aparecida Onisto Monteiro. Vice-Prefeito, Juliano Toledo, presidente da Câmara Municipal de Extrema, Edvaldo de Souza Santos Júnior, o Juninho da Dello, Tenente- Coronel do 59º Batalhão de Polícia Militar de Extrema, Robison de Andrade Santos, Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de extrema, Tenente Claudinei Teles Silva, André Yoshio Koga, Secretário Municipal de Educação, Pablo Prego Farina, Secretário Municipal de Cultura, Ana Paula Odoni Michelini, Secretária Municipal de Turismo, vereadores: Danilo de Morais, Péricle Mazzi Filho, Rafael Silva de Souza Lima, Renê Cursino e Sidney Soares Carvalho. Educadores da rede municipal de ensino, alunos, pais e familiares.
Os oficiais da Polícia Militar e da Corporação do Corpo de Bombeiros fizeram Honra à bandeira. O Hino Nacional foi executado pelo Maestro Marcial Araújo e o aluno Helber da Luz Cerqueira. O Hino da Independência foi executado pelo Coral da EMETI Professor Heili Mozar Simões, regência do Professor Marcelo Baessa. E o Hino de Extrema, pelo Coral da EMETI Professor Celso Pó, regência da Professora Grasiela Andrade.
Ainda na abertura do desfile todos assistiram ao vídeo da ONU sobre o Ano Internacional do Turismo.
A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.
Em sua proclamação do Ano Internacional, a ONU declarou: “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.
O turismo também tem o potencial para contribuir, direta e indiretamente, com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os dados da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas mostram a importância do turismo como veículo para a criação de empregos, gerando receitas para as comunidades que recebem os turistas e representando cerca de 1 em 11 postos de trabalho em todo o mundo. É nesse espírito que a UNESCO tem defendido um reconhecimento mais forte do papel da cultura como promotora do desenvolvimento sustentável, bem como da economia criativa como condutora do crescimento e da inovação.
Também foi exibido um vídeo dos Pontos Turísticos de Extrema.
“2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável, e sustentabilidade é uma palavra que a Educação de Extrema trabalha nas salas de aula. Preservar, reciclar, criar, renovar! Educação é ação! E Extrema é exemplo disso! Trazendo para esta comemoração as 16 escolas municipais e contando com a honrosa presença da Escola Estadual Alfredo Olivotti, a Secretaria Municipal de Educação trabalhou para mostrar à nossa comunidade que um País melhor se faz com Educação. Se faz com conhecimento, com civismo e ações pedagógicas. O que veremos neste Desfile de 7 de Setembro é a culminância de conteúdos estudados dentro da sala de aula, representados em componentes de nossas belezas naturais, de nossa cultura, de nossas riquezas peculiares!”, disse Giovana Zecchin.
Os Centros de Educação Infantil Municipal levaram para esta comemoração a representatividade de fauna e flora.
O CEIM Professora Maria Aparecida Egídio abriu o desfile, com o Tema: A escola traz a representação das pacas, beija-flores e Primavera Rosa. Com a música: Flaute Music.
Com a música, Amigo Planeta – Turma do Balão Mágico, o CEIM Professora Odila Azevedo Marques Paiva, representaram as jaguatiricas, os sabiás-laranjeiras e as orquídeas.
O CEIM Judith Bertolotti de Oliveira – Dona Teca, com a música Filhote do Filhote, representou o João de Barro, o arquiteto da nossa fauna e os lírios do campo que florescem e compõe a nossa flora.
O CEIM Cacilda dos Santos Ribeiro Branco, representou alguns encantos de nossa biodiversidade, o esperto macaco Bugiu, o pequeno ouriço e representando a flora, trouxe a bromélia. Música: Viver.
Ao som de Benke, o CEIM Edna Maria da Silva Gomes representou a Serra do Lopo com suas riquezas e biodiversidade. Levaram para o desfile a representação dos Ipês, tucanos, maritacas e o nosso querido lobo-guará.
A Escola Estadual Alfredo Olivotti levou para o Desfile de 7 de Setembro, homenagem a uma das festas mais esperadas e que atrai muitos turistas todos os anos, a Festa de Rodeio.
A EM Professora Noêmia de Medis Pereira, fez o apelo aos cuidados com os animais. Durante a entrada dos alunos foi exibido um vídeo do Lobo-Guará. Os alunos fizeram uma linda declamação de um poema feito por eles e em seguida foi exibido um vídeo “A fauna e a Flora”.
A Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, usou o tema “Ecoturismo e nossas belezas naturais”, mostrando as belezas das Serras Verdes de Minas Gerais.
Ao som da música água, a Escola Municipal José Sebastião Morbidelli, do bairro dos Tenentes, representou a Rota das Águas e o premiado “Projeto Conservador das Águas”.
Representando as 5 regiões das rotas de Extrema, com o tema: As rotas Turísticas de Extrema, A Emeti Profº Heili Mozar Simões levou para o desfile o turismo da cidade. A Rotas das Rosas corresponde ao centro urbano, que tem como atrativo principal o Santuário de Santa Rita de Cássia, além do artesanato, o produtor rural, a gastronomia, os eventos da cidade e as atividades culturais. Na Rota das Pedras podemos encontrar lugares convidativos para a prática de atividades espirituais e também as mais belas paisagens. A Rota dos Ventos tem como principal atrativo a Serra do Lopo, com mirantes naturais, trilhas e rampa de voo livre. Esta é a rota ideal com trilhas para caminhadas, pedras para escalada e rapel. A Rota do Sol é a rota dos aventureiros, que apreciam as trilhas de jipe, moto e bicicletas. Esta rota conta ainda com artesanatos de tear. E a Rota das Águas é a Rota para a prática de rafting, dos agricultores e os alambiques.
A EM Alfredo Olivotti do Bairro do Juncal, ao som da música Meu País, teve como tema O Turismo Rural como gerador de renda e valorização para o trabalhador do campo.
O Esporte dentro do Turismo, foi representado pela Escola Municipal João Batista de Morais Filho.
A Escola Municipal Padre Adolfo Fabbri-Raio de Sol fez uma homenagem a todas as pessoas que deixaram sua terra natal e atualmente residem em Extrema. Tom Woody foi chamado ao palco e sua música em homenagem a Extrema foi interpretada por uma das alunas da escola. Foi um momento alto do desfile, onde todos ficaram emocionados.
A escola representou a história da música no município de Extrema que teve início em meados do ano de 1957, quando a Corporação Musical Nossa Senhora Aparecida de Extrema foi formada com a regência do Maestro Benedito Coutinho, tendo como seu sucessor o Sr Sebastião Onisto, o Sr Bem, em meados do ano de 1962. Desde então a banda foi mantida viva pelos maestros sucessores e hoje é ramificada em vários projetos musicais, que beneficiam a população desde a infância até a melhor idade. Além da Banda do Bem há o Coral Municipal, Orquestra Sinfônica de Extrema, Orquestra Extremamente Caipira, Orquestra de Violões, Coral Sol e Céu da boca e Grupo de Seresta Renascer. Com tantos projetos musicais, Extrema ainda participa do FENAC, Festival Nacional da Canção, evento que atrai músicos de todo o país.
A EMETI Celso Luis Ferreira Pó fez uma linda apresentação com uma banda com instrumentos feitos de material reciclável, com o grupo Reciclarte.
Representando turismo na Bahia, ao som da música Muito Prazer Meu nome é Salvador, a Escola Alcebíades Gilli, levou para o desfile todo essa cultura baiana como: Capoeira, o Samba, o Lundu, a gastronomia baiana, o axé, o Trio Elétrico, e uma beleza natural esplêndida com suas lindas praias, e lugares.
A Escola Municipal Osvaldo de Oliveira representou a Região Nordeste dando ênfase à dança e à literatura de cordel. Dançaram um baião e entregaram para as autoridades presentes um chapéu típico do nordeste do Brasil.
E fechando este desfile, homenageando o maior símbolo do turismo no Brasil, a Escola Municipal João Orsi de Morais representou os malandros cariocas e seus turistas representando este importante destino turístico de nosso País.
Ao final das apresentações das escolas, aconteceu o desfile dos carros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O desfile de 07 de Setembro foi sensacional, todas as escolas estiveram muito envolvidas com o tema, o que trouxe grande emoção ao público que assistia.