Aconteceu na noite de 15 de setembro de 2017 no C.I.T. (Centro de Informações Turísticas), a abertura da Exposição “Um pouco da história de Extrema: Um olhar sobre registros documentais dos séculos XVIII, XIX e XX”, evento que contou com a presença de autoridades locais e munícipes.
A referida exposição tem por finalidade celebrar o 116º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Extrema e apresentar a munícipes e visitantes uma amostra das fontes documentais levantadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Extrema. Trata-se da primeira ação do Projeto História, iniciativa que visa realizar e disseminar estudos sobre temas e períodos da história local e regional, incentivar a pesquisa sobre a história de Extrema e promover ações de cunho educativo que promovam a valorização do estudo da história e do patrimônio cultural de Extrema (projeto que terá sede na Fábrica de Cultura).
Os 28 documentos reproduzidos pertencem a diversos arquivos e instituições do Brasil e da Europa e lançam luz sobre aspectos do desbravamento da região, as disputas verificadas entre moradores e autoridades de Minas Gerais e de São Paulo por esta área e o “cotidiano” dos empregados do Registro do Rio Jaguari. Ainda são apresentados relatos de estrangeiros que passaram pela região no início dos séculos XIX e XX, dados da população local da década de 1830, projetos que visaram estabelecer nesta área novas divisões territoriais, jornais do século XIX tratando de assuntos locais, registros paroquiais, leis da Câmara Municipal de Extrema do início do século XX entre outros.
A exposição ficará aberta ao público até 15 de outubro, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Para o Prefeito Municipal João Batista, uma das melhores formas de cuidar de nossa cidade é resgatar as tradições e as histórias de nossa gente. “Foi assim com o desfile de carros de boi, com o desfile de 7 de setembro e agora no aniversário de 116 anos. A exposição “Um Pouco da História de Extrema” nos ensina muito sobre nossas origens e nos faz amar ainda mais esta cidade. Convido você a dar uma passada no CIT e curtir mais este resgate”, finalizou.