O PAD teve início na cidade em junho de 2009, em esfera municipal.
O Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) tem como eixo principal a desospitalização, proporcionando um cuidado continuado no domicílio, diminuindo os riscos de infecções hospitalares, e dando um suporte emocional ao paciente e aos familiares, além de proporcionar um acompanhamento mais próximo entre pacientes e equipe multidisciplinar de trabalho.
Os atendimentos do PAD são destinados a usuários com dificuldades ou impossibilidades físicas de locomoção até uma unidade de saúde.
O PAD possui uma Equipe Multidisciplinar de Assistência Domiciliar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas, além de uma Equipe Multidisciplinar de Apoio, composta por assistente social, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas e psicólogos.
O programa abrange atualmente as áreas pertencentes às UBS que não possuem NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Estas unidades são: Centro de Saúde Dr. Lourenço Quillice (Lavapés), UBS Vila Aparecida, UBS Santa Luzia, UBS São Vicente (Jardim Recreio), Zonas Rurais (Curitibanos, Araras, Atibaianos, Mãe dos Homens, Campo Novo, Biriçá, Agudos e Morro Grande). O programa atualmente atende uma média de 90 a 100 pacientes por mês no município.
“O PAD busca atender com qualidade a população que tem dificuldade de locomoção até sua unidade de saúde. Buscamos promover, prevenir, recuperar e tratar os pacientes de forma integral e humanizada”, disse Laíse Medeiros, enfermeira coordenadora do programa.
Fonte: DIMP – Bragança Paulista