Aberta I Conferência Municipal de Álcool e outras Drogas

27.09.2017 1ª Conferência COMAD (6)

O evento reuniu centenas de pessoas além de profissionais e comunidade envolvida no trabalho.

 

Na última quarta-feira, 27, aconteceu no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno – NAPA a abertura da I Conferência Municipal de Álcool e outras Drogas, um fórum de deliberação da Política de Álcool e Drogas do Município, que contou com a presença de centenas de pessoas, profissionais e comunidade envolvida no trabalho. A Conferência é uma realização do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (COMAD), com o apoio da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista.

Às 20h, o Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, discorreu sobre Justiça Terapêutica, um projeto idealizado por ele e outros colegas de profissão no intuito de oferecer a possibilidade de participar de reuniões semanais os autores de infração penal e acusados envolvidos com crime de porte de entorpecente para uso próprio, embriaguez no volante e outros delitos dos quais há evidência do abuso de álcool e outras drogas. O propósito do programa é fazer com que os autores desses tipos de infração penal reflitam sobre o problema com o consumo de drogas e álcool.

Em seguida, o Promotor da Infância e Juventude, Dr. Ricardo Braimer Zampieri falou sobre o Mapeamento dos adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas na cidade de Bragança Paulista. E a importância que foi catalogar os adolescentes apreendidos, no que atuavam e o bairros a fim de implantar políticas públicas nos bairros onde há incidência da prática de ato infracional de tráfico de drogas.

Estiveram presentes na ocasião o Prefeito em exercício Amauri Sodré, a Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas Cássia Gonçalves Primo, o Vice-presidente do COMAD Gilson de Almeida Cardoso, Secretária de Saúde Marina de Fátima de Oliveira, Secretária de Ação e Desenvolvimento (SEMADS) Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, a Secretária de Educação em exercício Kátia Müller Daidone, o Dirigente Regional de Ensino Adilson Condesso, o vereador Marco Antonio Marcolino, o Promotor de Justiça Dr. Mário Sérgio Sobrinho, o Promotor de Infância e Juventude Ricardo Zampieri, a Promotora do Ministério Público Ana Maria Buoso, o Chefe da Divisão de Lazer Rivelino de Oliveira e a Comissão Papo Sério Jovem.

A Conferência continua nesta quinta-feira com atividades durante todo o dia, das 8h às 19h, iniciando com a apresentação das entidades envolvidas no tema, oficinas de elaboração das propostas da conferência e esclarecimentos, divididas em 3 eixos: Eixo 1 – Prevenção; Eixo 2 – Redução de Danos x Abstinência; e Eixo 3 – Treinamento.

No decorrer do dia, os participantes serão organizados em grupos de trabalho e à tarde, a partir das 13h, a Profª. Drª. Maria de Fátima Rato Padin, Psicóloga e Pesquisadora da UNIFESP, falará sobre “A prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes”.

Por volta das 15h, ocorrerá uma apresentação musical e café. O retorno dos trabalhos nos grupos/eixos será às 16h, e às 17h30 começará a plenária: socialização das propostas.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>