Autoridades de Extrema foram recebidas no Palácio dos Bandeirantes sede do Governo de São Paulo para discutir uma maior integração entre os programas ambientais daquele estado e o Conservador das Águas.
No ano passado, o Governo de São Paulo implantou o Programa Nascentes que tem como meta restaurar até o final deste ano 10 mil hectares com o plantio de 16 milhões de mudas de arvores nativas. O programa paulista foi inspirado no programa de Extrema, Conservador das Águas e por isto, os dois projetos tem muitas oportunidades juntos.
Os primeiros passos para ampliar a proteção das nascentes já estão sendo dados com o Conservador da Mantiqueira que cobrirá 280 municípios, sendo 20 paulistas, 7 cariocas e o restante do estado de Minas.
O prefeito de Extrema, João Batista e a primeira dama, Terezinha Monteiro foram recebidos pelo Governador, Geraldo Alckmin em seu gabinete onde reforçou o exemplo de Extrema. “O Conservador das Águas serve de exemplo para todas as cidades brasileiras pela qualidade do trabalho, pela simplicidade na implantação e pelo envolvimento de todos os setores. A água será o bem mais valioso, mais escasso e mais importante no futuro. Se não começarmos a trabalhar agora, as próximas gerações enfrentarão sérios problemas”.
Após a conversa, João Batista e Terezinha Monteiro presentearam Alckmin com um símbolo da conservação das águas. “Na caixa de madeira, levamos uma garrafa com água de uma nascente de Extrema e dois relógios movidos a água. A ideia é mostrar que não há tempo a perder”, explicou Terezinha Monteiro.
Participaram ainda da reunião o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o deputado federal, Rodrigo de Castro; secretário de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Pereira.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema