Administração Municipal realiza palestra com o tema “Combate ao Bullying”

O evento reuniu profissionais da educação e população interessada no assunto.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na noite da última quinta-feira, 5, a palestra “Combate ao Bullying” aos servidores da SME e população interessada, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno – NAPA.

O evento teve início com uma intervenção teatral sobre o bullying, logo após uma palestra foco jurídico e comportamental e finalizou com uma roda de conversa. Os palestrantes dessa formação foram Eduardo Toledo, administrador de empresas, ator teatral, pós-graduando em psicopedagogia, proprietário da Bliss Consultoria e sócio do site www.combateaobullying.com; e Gabriela Montagnana, advogada titular, professora da Faculdade de Extrema (FAEX), especialista em direitos difusos e coletivos na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A Secretária Municipal de Educação, Kátia Daidone, salientou que o objetivo dessa palestra foi sensibilizar e ampliar o olhar para o outro, capacitando os profissionais da rede para correta interpretação desse assunto tão importante que é o bullying. “Esse tipo de ação permite que os educadores tenham condições de diagnosticar o problema, implementar e disseminar campanhas de educação dentro das escolas, no seu ambiente de trabalho e na sociedade”, finalizou.

Durante toda a semana foram desenvolvidas diversas atividades referentes ao tema como, por exemplo, palestras e teatros, envolvendo os educadores, profissionais que atuam nas escolas, comunidade e alunos da rede municipal de ensino. A instituição da Semana Municipal de Conscientização sobre o Combate ao Bullying foi sancionada pelo Prefeito Jesus Chedid, por meio da Lei Municipal nº 4573/2017, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Beth Chedid.

Para Beth Chedid, “atualmente, o aluno fica muito exposto a essa prática, não só no ambiente escolar, como através das redes sociais, por isso os profissionais devem aprender sobre as técnicas, as cautelas e as ações que a rede municipal de ensino deve tomar a fim de proteger os alunos dessa prática nociva à saúde física e mental”.

Eduardo Toledo, um dos palestrantes, expôs que o bullying é uma ação que só acontece se for repetitiva, logo, os professores, educadores e funcionários das escolas, precisam adotar medidas durante todo o ano, pois a prevenção também precisa ser repetida. Durante a palestra ele falou sobre o conceito legal da Lei nº 13.185, que foi sancionada em 2015, o aspecto comportamental, métodos de prevenção e como registrar esses fatos para que não haja incidência dessa prática nas escolas.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Kátia Daidone, que representou também o Prefeito Jesus Chedid e o Vice-prefeito Amauri Sodré, a vereadora Beth Chedid, a Chefe da Divisão Técnico Pedagógica, Carla Alves, a responsável pelo NAPA, Viviane Tavella, a formadora do NAPA, Rosmeri Silva de Almeida, o vereador Ditinho Bueno e o Diretor do Instituto Federal de Bragança Paulista, Maurício Costa Carreira.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>