O Projeto Ambiental nas escolas municipais ocorre há cinco anos e já recebeu vários prêmios na categoria Educação. Na última semana professores da rede realizaram capacitação no Aterro Sanitário e Conservador das Águas.
Extrema foi o sexto município a implantar um aterro sanitário em Minas Gerais e o primeiro entre as cidades com até 50 mil habitantes.
Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto.
O município realiza também a coleta seletiva atingindo 100% da cidade, incluindo zona urbana e rural. A Coleta Seletiva existe desde 2001 e atende mais de 10 mil residências, todos os anos a campanha é atualizada para se adequar a expansão municipal.
A grande iniciativa da cidade relacionada à preservação do meio ambiente é o Projeto Conservador das Águas, que existe oficialmente desde 2005 e foi vencedor de vários prêmios, incluindo o “Prêmio Internacional de Dubai 2012 de Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida”, promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat/ONU). Em maio de 2012, o Conservador das Águas foi vencedor do prêmio Greenvana Greenbest na categoria “Iniciativas Governamentais”, escolhido pela Academia Greenbest. A iniciativa também recebeu os prêmios Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012; 10º e 12º Prêmio Furnas Ouro Azul; e Bom Exemplo 2011, da Fundação Dom Cabral; em 2014, vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade; entre outros.
O projeto consiste basicamente em realizar um levantamento planimétrico de cada propriedade, além da elaboração de uma planta virtual da propriedade rural, indicando sua atual situação e quais serão as metas propostas para o local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a responsável por elaborar esses projetos definindo quais ações deverão ser implementadas e as metas a serem atingidas, em função das características da propriedade.
Com informações: Ascom – Prefeitura de Extrema